Sistema desenvolvido pelo TRT-15 facilitará gestão de unidades judiciárias e acesso a dados estatísticos

Sistema desenvolvido pelo TRT-15 facilitará gestão de unidades judiciárias e acesso a dados estatísticos
Conteúdo da Notícia

Com objetivo de aprimorar a gestão das unidades e democratizar o acesso a dados estatísticos, o Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região prepara para o final do mês de agosto o lançamento de uma nova ferramenta. Batizado de Sistema Integrado de Gerenciamento, o SIG foi desenvolvido pelas equipes da 15ª Região, em parceria com os TRTs das 23ª e 24ª Região, e apresentará de maneira simples, entre outros, metas e indicadores, informações sobre o Índice Nacional de Gestão de Desempenho da Justiça do Trabalho (IGest) de cada unidade, processos recebidos, solucionados, taxas de conciliação e prazos médios.

"O tratamento simplificado dos dados no SIG ajuda a desmistificar as metas, tornando os dados estatísticos mais acessíveis, com possibilidade de consultas cotidianas por qualquer magistrado ou servidor", destaca a presidente do TRT-15, desembargadora Ana Amarylis Vivacqua de Oliveira Gulla. A magistrada ressalta também o impacto direto da nova ferramenta no aprimoramento da prestação jurisdicional, já que o novo sistema simplifica atividades de gestão das unidades judiciárias.

O SIG utiliza dados do Sistema de Gerenciamento de Informações Administrativas e Judiciárias da Justiça do Trabalho (e-Gestão), porém, ao invés de os apresentar em planilhas ou tabelas, constrói gráficos e ilustrações, com cores distinguindo as informações. Desenvolvido pelas equipes da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações e da Coordenadoria de Estatística e Pesquisa, ele será acessível ao público interno, por meio do link https://sig.trt15.jus.br/sigtrt e de usuário e senha da intranet. 

Lançamento e capacitação

Para as unidades de 1º grau, o lançamento do SIG está previsto para o dia 30 de agosto. Já magistrados e servidores lotados no 2º grau poderão utilizá-lo a partir de 13 de setembro. A Escola Judicial do TRT-15 realizará nas datas dos lançamentos lives no Youtube para apresentar a ferramenta e demostrar possibilidades de uso do novo sistema.

Finalizado o lançamento do SIG em setembro, Secretária de TI e Coordenadoria de Estatística trabalharão na segunda versão, que irá incorporar, entre outros, painéis de julgamento e audiências no 1º Grau, além de itens de recursos e incidentes. Já para o 2º grau, a versão 2.0 terá painéis específicos para gabinetes e secretarias de turmas, além de detalhamento sobre datas de distribuição de processos e novas colunas de prazos médios. 
 

Unidade Responsável:
Comunicação Social