TRT-15 inicia fase de testes para o uso da ferramenta e-Carta

Conteúdo da Notícia

A ferramenta e-Carta para o envio de correspondências vinculadas ao Processo Judicial Eletrônico (PJe) será adotada em breve pelo TRT da 15ª Região. A partir de segunda-feira, 1/3, tem início a fase de testes para o uso interno da ferramenta. Decorrente de um convênio firmado com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) e incorporada à versão 2.6.2 do PJe, a ferramenta visa otimizar a rotina de trabalho nas secretarias de vara.

Atividades como elaboração de etiquetas, conferência e postagem de citações ou intimações, que demandavam tempo, recursos humanos e materiais para impressão e envelopamento serão simplificadas por meio do sistema eletrônico. “A adoção do sistema e-Carta vai imprimir maior agilidade ao trabalho, permitindo aos servidores e servidoras dedicação exclusiva a outros trâmites processuais. A iniciativa também chega em boa hora, uma vez que dispensa a locomoção até às agências dos Correios para a postagem das correspondências, minimizando a exposição e, consequentemente, os riscos de contaminação do novo coronavírus”, assinala a presidente do TRT-15, desembargadora Ana Amarylis Vivacqua de Oliveira Gulla.

Oriunda do TRT da 9ª Região (PR), a ferramenta foi concebida para facilitar a impressão, o envio e o controle de correspondências, atividades que passam a ser executadas pelos Correios. Outros tribunais trabalhistas já fazem uso do e-Carta, registrando baixos índices de inconsistências.
 

Unidade Responsável:
Comunicação Social