TRT-15 lança logotipo em comemoração ao aniversário de 35 anos
Como marco das comemorações do aniversário de 35 anos, o Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região está lançando um logotipo. Inspirado na identidade visual da Justiça do Trabalho, que utiliza cores e formas para expressar valores e princípios do órgão, em especial o ser humano, o desenho preserva as letras “JT”, ganhando contornos especiais com os numerais 3 e 5 estilizados, e menção ao TRT-15.
Desenvolvido pela Coordenadoria de Comunicação Social do Tribunal, o logotipo comemorativo foi projetado pela servidora Marisa Batista da Silva, que atua na Seção de Multimídia. “A marca será aplicada em documentos e em peças criadas para os eventos comemorativos do TRT-15 ao longo do ano”, assinala a presidente do Tribunal, desembargadora Ana Amarylis Vivacqua de Oliveira Gulla.
Um pouco da história
A Lei 7.520 que instituiu o TRT da 15ª Região com sede em Campinas foi sancionada em 14 de julho de 1986 pelo então presidente da República, José Sarney, no Teatro do Centro de Convivência. Após o movimento das Diretas Já e o término do regime militar, o Brasil vivenciava novos tempos, e o estado de São Paulo experimentava o fenômeno da interiorização do desenvolvimento. A criação do TRT da 15ª decorre desse processo de migração da economia paulista para o interior, que gerou um grande aumento da demanda por solução de conflitos trabalhistas, até então sob jurisdição do TRT da 2ª Região, com sede em São Paulo.
A ideia de descentralizar e de dividir a 2ª Região, com o objetivo de melhor servir aos jurisdicionados, foi encabeçada pelo desembargador Pedro Benjamin Vieira, presidente do TRT paulista à época, e ganhou força com o apoio de ministros, lideranças políticas e juristas. O TRT da 15ª iniciou suas atividades em 5 de dezembro de 1986, com 38 juntas de conciliação e julgamento, organizando seu quadro de servidores com a redistribuição da mão de obra existente nas varas do trabalho da região.
Atualmente, o TRT da 15ª Região é o segundo tribunal trabalhista do país em estrutura e movimentação processual. A jurisdição abrange 599 municípios paulistas, perfazendo 95% do território do estado, onde reside uma população superior a 22 milhões de pessoas, uma das maiores entre as 24 regiões em que está dividida a Justiça do Trabalho do país. São 153 varas do trabalho, cinco postos avançados, 371 juízes e mais de 3.000 servidores. A 2ª instância conta com 55 desembargadores. São seis Turmas (divididas em 11 Câmaras), Seção Especializada em Dissídios Coletivos, três Seções Especializadas em Dissídios Individuais e o Órgão Especial. Considerado um dos tribunais trabalhistas mais eficientes e produtivos do país, o TRT-15 foi premiado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), pelo segundo ano consecutivo, com o selo Diamante, o maior reconhecimento oferecido a um órgão do Poder Judiciário.
- 452 visualizações