TRT-15 lança Sistema Integrado de Gerenciamento para unidades de primeiro grau

TRT-15 lança Sistema Integrado de Gerenciamento para unidades de primeiro grau
Conteúdo da Notícia

O Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região lançou nesta segunda-feira (30/8), para o 1º grau de jurisdição, o Sistema Integrado de Gerenciamento (SIG). Desenvolvido pelas equipes da Coordenadoria de Pesquisa e Estatística e pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação da 15ª Região, em parceria com os TRTs das 23ª e 24ª Região, o sistema foi inaugurado em uma live transmitida no canal do Youtube da Escola Judicial, com apresentações pelas servidores Antonio Carlos Betanho e Mariana Caldas Nogueira (Estatística), Renata Monteiro Gomes de Oliveira (VT de Piedade), Janaina Camargo Fuzetti (3ª VT de Campinas).

"A implantação da plataforma SIG impactará de forma direta no aprimoramento de nossa atividade jurisdicional. O tratamento simplificado dos dados ajudará a desmistificar as metas tornando os dados estatísticos mais acessíveis, com possibilidade de consultas a qualquer tempo", destacou a presidente do TRT-15, desembargadora Ana Amarylis Vivacqua de Oliveira Gulla. 

Com acesso via intranet do TRT-15, por meio de login e senha, o SIG tem o objetivo de aprimorar a gestão das unidades e democratizar o acesso a dados estatísticos. "Temos agora que celebrar, pois se trata de uma grande vitória. Temos um instrumento extremamente moderno, de fácil acesso, em que quase tudo se dá com um clique", ressaltou o juiz auxiliar da Presidência, Marcelo Garcia Nunes. 

O juiz auxiliar da Corregedoria Regional, Marcos da Silva Porto, ressaltou a contribuição do novo sistema para a gestão das unidades, sobretudo na era do processo eletrônico e da jurisdição digital. "Nós, da Corregedoria, temos pautado nossa atuação no auxílio das unidades na gestão. O SIG muito contribui para a implantação de instrumentos de gerenciamento padronizados, que auxiliam as varas a atuar conjuntamente, sem retirar a liberdade dos juízes e a independência funcional das unidades", afirmou. 

O SIG utiliza dados do Sistema de Gerenciamento de Informações Administrativas e Judiciárias da Justiça do Trabalho (e-Gestão), porém, ao invés de apresentá-los em planilhas ou tabelas, constrói gráficos e ilustrações, com cores distinguindo as informações. Ele apresenta de maneira simples, entre outros, metas e indicadores, informações sobre o Índice Nacional de Gestão de Desempenho da Justiça do Trabalho (IGest) de cada unidade, processos recebidos, solucionados, taxas de conciliação e prazos médios.

2º grau

Magistrados e servidores lotados no 2º grau poderão utilizar o SIG a partir de 13 de setembro. Nessa mesma data, a Escola Judicial do TRT-15 realiza uma live específica sobre possibilidades de uso do novo sistema no 2º Grau.

Unidade Responsável:
Comunicação Social