4ª VT de Jundiaí prestigia cerimônia oficial de encerramento da Semana Nacional de Conciliação Trabalhista

4ª VT de Jundiaí prestigia cerimônia oficial de encerramento da Semana Nacional de Conciliação Trabalhista
Conteúdo da Notícia

Magistrados, servidores, advogados, empregadores e trabalhadores prestigiaram na 4ª Vara do Trabalho de Jundiaí, na sexta-feira (27/5), a cerimônia oficial de encerramento da Semana Nacional de Conciliação Trabalhista 2022, realizada em Recife, na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (PE) e transmitida ao vivo pelo YouTube. Entre uma audiência e outra, enquanto aguardavam serem chamadas e dialogavam com a coordenadora em exercício do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas do TRT-15, desembargadora Larissa Carotta Martins da Silva Scarabelim, as pessoas reunidas na sala de espera da VT assistiam à vice-presidente do TRT-6, desembargadora Nise Pedroso, e ao ministro do TST Breno Medeiros, integrante da Comissão Nacional de Promoção à Conciliação.

"Somos um Tribunal reconhecido pelo engajamento e pela excelência na promoção de conciliação como forma de solução de litígios. Momentos simbólicos como esse reforçam o nosso compromisso com a pacificação social", destacou a desembargadora Larissa Scarabelim. 

Com 22 processos pautados para a tarde de sexta-feira, a juíza titular da 4ª VT de Jundiaí e diretora do Fórum local, Andrea Guelfi Cunha, também assistiu, nos intervalos das rodadas de conciliação, à cerimônia transmitida de Recife. “Mesmo fazendo parte do nosso cotidiano, as conciliações ocorridas durante os mutirões são sempre uma renovação do convite ao protagonismo das partes na solução dos conflitos laborais”, afirmou a juíza Andrea Guelfi, ao destacar a natureza inclusiva da conciliação na Justiça do Trabalho. 

Além da diretora do Fórum, também prestigiaram o encerramento da Semana outros magistrados que atuam em Jundiaí, entre eles os juízes Camila Ceroni Scarabelli, Fábio Trifiatis Vitale, Priscila Pivi de Almeida e Renata Mendes Cardoso de Castro Pereira. 
 

Resultados parciais

De Recife, o ministro Breno Medeiros reforçou a importância da semana temática “Para além de ser um mutirão de trabalho pela conciliação, a semana tem também o objetivo de sensibilizar e incentivar a sociedade a fazer uso das formas autocompositivas de resolução de disputas”, disse. Ele também apresentou dados preliminares que indicavam que, até quinta-feira (26/5), a Semana Nacional da Conciliação Trabalhista 2022 tinha movimentado mais de R$ 620 milhões, decorrentes de 14,5 mil acordos firmados em 51,3 mil audiências. 

No TRT-15, apenas dos três primeiros dias do mutirão, R$ 46,7 milhões haviam sido homologados. Os resultados finais devem ser divulgados durante esta semana. 
 

Unidade Responsável:
Comunicação Social