5 de junho - Dia Mundial do Meio Ambiente

5 de junho - Dia Mundial do Meio Ambiente
Conteúdo da Notícia

“A proteção e o melhoramento do meio ambiente humano é uma questão fundamental que afeta o bem-estar dos povos e o desenvolvimento econômico do mundo inteiro, um desejo urgente dos povos de todo o mundo e um dever de todos os governos.”

Essa afirmação da Declaração de Estocolmo sobre o ambiente humano indica a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados inesgotáveis. Por isso, a Organização das Nações Unidas - ONU instituiu, em 1972, o Dia Mundial do Meio Ambiente, que passou a ser comemorado todo dia 05 de junho! 

Essa é a principal data comemorada pela Organização das Nações Unidas para sensibilizar e impulsionar ações para problemas ambientais urgentes.  Há 50 anos, desde a primeira Conferência da ONU para o Meio Ambiente Humano, o tema escolhido para a celebração foi “Uma Só Terra”, que tem como foco a vida sustentável em harmonia com a natureza.

A Agenda 2030 da ONU e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS, afirmam que para que o mundo trace um caminho sustentável é urgentemente necessária a implementação de medidas ousadas e transformadoras, uma vez que, se nada for feito, o consumo exagerado dos recursos e a perda constante de biodiversidade poderão alterar consideravelmente o modo como vivemos atualmente, comprometendo, inclusive, nossa sobrevivência.

O TRT-15, na qualidade de signatário do Pacto Global das Nações Unidas e de detentor do Selo A3P Verde de Sustentabilidade na Administração Pública, adota diversas iniciativas sustentáveis. Dentre elas, destacam-se a doação de mais de 80 toneladas de papel para uma cooperativa de catadores, a promoção do plantio de árvores, a redução do consumo de água, energia e copos descartáveis, entre outros.

Dessa forma, as atividades do Tribunal estão alinhadas aos seguintes  Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: ODS: 13 - Ação contra a mudança global do clima, ODS: 14 - Vida na Água, ODS: 15 - Vida Terrestre e ODS: 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes.


ASSESSORIA DE GESTÃO ESTRATÉGICA DO TRT-15

Fontes:

https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-mundial-do-meio-ambiente-ecologia.htm

https://www.unep.org/pt-br/noticias-e-reportagens/comunicado-de-imprensa/suecia-sediara-o-dia-mundial-do-meio-ambiente-2022

https://www.calendarr.com/brasil/dia-mundial-do-meio-ambiente/

https://www.crb11.org.br/post/dia-mundial-do-meio-ambiente

https://trt15.jus.br/noticia/2019/doacao-de-80-toneladas-de-processos-uma-cooperativa-de-catadores-reforca-papel-social
 

Unidade Responsável:
Comunicação Social