Corregedoria dá sequência ao Escuta da Primeira Instância em reunião com 180 servidores
Nesta terça-feira, 30/8, dando seguimento à segunda etapa do projeto “Escuta da Primeira Instância”, capitaneado pela Corregedoria Regional do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, foi realizada reunião pela plataforma Zoom entre a Secretaria da Corregedoria e 180 servidores de varas do trabalho, para um bate-papo inicial envolvendo a apresentação do projeto.
Na semana passada, com o início da nova fase, houve a participação de aproximadamente 1200 servidores em reuniões virtuais, coordenadas por 113 diretores de secretaria, que conduziram os encontros em 135 grupos diferentes. As turmas são compostas por servidores de diferentes varas do trabalho, agrupadas conforme fase processual e movimentação das unidades.
Com o slogan A Corregedoria conVida e você e-Labora sugestão que nos Aproxima com objetivo de (re)construir os processos de trabalho das varas, a segunda fase do projeto foi idealizada a partir de quatro reuniões presenciais com os diretores de secretaria das varas do trabalho, nos meses de junho a agosto. Nessas reuniões, por meio de debates e dinâmicas, buscou-se reconstruir a relação entre a Corregedoria Regional e as unidades de primeiro grau, bem como aprimorar os processos de trabalho adotados.
Segundo a corregedora regional do TRT-15, desembargadora Ana Paula Pellegrina Lockmann, a “Escuta da Primeira Instância” objetiva “renovar os laços entre a Corregedoria e as Varas do Trabalho, num momento de tantas expectativas geradas com as mudanças nos últimos dois anos no ambiente de trabalho pela adoção de ferramentas tecnológicas”.
A vice-corregedora regional do TRT-15, desembargadora Rita de Cássia Penkal Bernardino de Souza, enfatizou a importância do projeto, “para o aprimoramento das relações humanas e busca de soluções de problemas comuns”.
Aproximação com a primeira instância
Seguindo a proposta da primeira etapa do projeto, as reuniões visam a aproximação dos servidores da primeira instância não apenas com a Corregedoria, mas também entre si, bem como a abertura da possibilidade de sua participação na construção de rotinas de trabalho mais eficientes. Já na primeira reunião realizada, o servidor André Luiz de Moura, lotado na Vara do Trabalho de Indaiatuba, expressou sua satisfação pelo “acolhimento”. A funcionária Izabel Regina dos Reis, lotada na Vara do Trabalho de Itapeva, por sua vez, agradeceu a “oportunidade de ser ouvida”.
Novos encontros da segunda fase do projeto “Escuta da Primeira Instância” serão realizados hoje (4ª feira) às 14h30, dia 1º/9 (5ª feira) às 11h, e em 2/9 (6ª feira) às 11h, nos quais está prevista a participação de cerca de mais mil servidores das varas do trabalho. A partir das discussões sobre as tarefas próprias de cada fase processual, é esperada a identificação, pelos participantes, de práticas exitosas que possam ser replicadas nas outras unidades da 15ª Região, para apresentação em mostra de boas práticas a ser realizada no mês de outubro.
- 1371 visualizações