Estudantes de Direito treinam PJe no FT de Ribeirão Preto
28 alunos de Direito da Universidade Estácio de Ribeirão Preto participaram de um curso de aprendizagem e treinamento do Processo Judicial Eletrônico (PJe) no Fórum Trabalhista do município. Os estudantes são alunos da professora e juíza Márcia Cristina Sampaio Mendes, titular da 5ª Vara do Trabalho de Ribeirão Preto e coordenadora do Juizado Especial da Infância e Adolescência (Jeia) local. O curso, sob a supervisão da magistrada, tem duração de três horas e é realizado uma vez por semestre, com a autorização da diretora do FT, juíza Roberta Jacopetti Bonemer, e com ajuda de um advogado, que passa para os alunos as informações práticas da advocacia.
No treinamento, realizado já há 8 anos no FT de Ribeirão Preto, os estudantes do curso noturno de Processo do Trabalho aprendem a inserir na plataforma do PJe peças trabalhistas previamente escritas em sala de aula, além de identificar as etapas do processo e os incidentes que terão de enfrentar como advogados. “A atividade demonstra-se de grande importância à formação do estudante de Direito, capacitando-o à utilização de importante ferramenta para o exercício da advocacia trabalhista, tendente ao benefício da comunidade jurídica, bem como à própria Justiça do Trabalho, na medida em que capacita o profissional ao uso consciente e adequado do sistema”, afirmou a juíza Márcia Mendes.
A magistrada agradeceu à presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, desembargadora Ana Amarylis Vivaqcqua de Oliveira Gulla, e ao juiz auxiliar da Presidência, Marcos da Silva Porto, “por possibilitarem a realização de mais um treinamento prático dos acadêmicos convidados, que tiveram contato com o sistema processual eletrônico utilizado pela Justiça do Trabalho da 15ª Região”.
- 542 visualizações