Estudantes de Direito treinam PJe no FT de Ribeirão Preto

Estudantes de Direito treinam PJe no FT de Ribeirão Preto
Conteúdo da Notícia

28 alunos de Direito da Universidade Estácio de Ribeirão Preto participaram de um curso de aprendizagem e treinamento do Processo Judicial Eletrônico (PJe) no Fórum Trabalhista do município. Os estudantes são alunos da professora e juíza Márcia Cristina Sampaio Mendes, titular da 5ª Vara do Trabalho de Ribeirão Preto e coordenadora do Juizado Especial da Infância e Adolescência (Jeia) local. O curso, sob a supervisão da magistrada, tem duração de três horas e é realizado uma vez por semestre, com a autorização da diretora do FT, juíza Roberta Jacopetti Bonemer, e com ajuda de um advogado, que passa para os alunos as informações práticas da advocacia.

No treinamento, realizado já há 8 anos no FT de Ribeirão Preto, os estudantes do curso noturno de Processo do Trabalho aprendem a inserir na plataforma do PJe peças trabalhistas previamente escritas em sala de aula, além de identificar as etapas do processo e os incidentes que terão de enfrentar como advogados. “A atividade demonstra-se de grande importância à formação do estudante de Direito, capacitando-o à utilização de importante ferramenta para o exercício da advocacia trabalhista, tendente ao benefício da comunidade jurídica, bem como à própria Justiça do Trabalho, na medida em que capacita o profissional ao uso consciente e adequado do sistema”, afirmou a juíza Márcia Mendes.

A magistrada agradeceu à presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, desembargadora Ana Amarylis Vivaqcqua de Oliveira Gulla, e ao juiz auxiliar da Presidência,  Marcos da Silva Porto, “por possibilitarem a realização de mais um treinamento prático dos acadêmicos convidados, que tiveram contato com o sistema processual eletrônico utilizado pela Justiça do Trabalho da 15ª Região”.

Unidade Responsável:
Comunicação Social