Mesa de Direito Comparado aborda sistemas jurídicos do Eixo Brasil/ Argentina nesta sexta  

Mesa de Direito Comparado aborda sistemas jurídicos do Eixo Brasil/ Argentina
Conteúdo da Notícia

A Vice-Presidência Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região promove nesta sexta-feira, dia 25/3, às 9h20, dentro do Programa Escola ao Vivo da Escola Judicial da Corte, a primeira edição da "Mesa de Direito Comparado" tendo como tema os sistemas jurídicos do Eixo Brasil/ Argentina. O evento é gratuito e 100% on-line, com transmissão pelo canal do Youtube da Ejud15 . Não há necessidade de inscrição prévia.

A organização é do vice-presidente judicial do TRT-15, desembargador Francisco Alberto da Motta Peixoto Giordani, que integra a mesa de abertura ao lado da presidente da Corte, desembargadora Ana Amarylis Vivavqua de Oliveira Gulla, do diretor da Ejud15, desembargador João Batista Martins César, e dos professores Alejandra Niño Amieva e Mario Gambacorta, ambos da Universidade do Museu Social da Argentina (UMSA).
 
Alejandra Amieva, que é coordenadora do doutorado em Ciências Jurídicas da UMSA,   preside o primeiro painel que abordará “Os (D)Efeitos da Tecnologia no Direito do Trabalho”. Debatem o tema o desembargador do TRT-15, doutor em direito pela USP e professor da PUC/Campinas, Manoel Carlos Toledo Filho, e o coordenador adjunto do Programa de Mestrado e Doutorado pela UNESA/RJ e professor adjunto-UFF, Eduardo Manuel Val, também doutor em Direito-PUC-RJ.
 
O desembargador do TRT-15 Jorge Luiz Souto Maior, que é professor da Faculdade de Direito da USP e presidente da Associação Americana de Juristas-AAJ Rama Brasil, discorrerá sobre “Tutelas de Urgência” ao lado do desembargador do TRT-4 (RS) Marcelo José Ferlin D'Ambroso, doutor em Ciências Jurídicas, mestre em Direito Penal Econômico e em Direitos Humanos e presidente do IPEATRA-Brasil, em painel presidido pela também desembargadora do TRT-15 Gisela Rodrigues Magalhães de Araújo e Moraes.
 
O terceiro e último painel terá como tema a “Negociação Coletiva”. Preside a mesa a desembargadora do TRT-15 Luciane Storel. Participam como expositores o desembargador João Alberto Alves Machado e Mario Gambacorta, que é doutor em Ciências Jurídicas, pesquisador e coordenador acadêmico do mestrado em Negociações Coletivas de Trabalho e do diploma em inspeção da  UMSA.
 
O juiz auxiliar da VPJ, Guilherme Guimarães Feliciano, e o assessor econômico do TRT-15, Roberto Koga, também integram a comissão organizadora do evento, que está alinhado à agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), mais precisamente ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nº 16, que versa sobre paz, justiça e instituições eficazes.

Unidade Responsável:
Comunicação Social