Mesa de Direito Comparado terá transmissão ao vivo a partir das 9h20 desta sexta (15/7)

Mesa de Direito Comparado Brasil - Portugal terá transmissão ao vivo a partir das 9h20 de sexta-feira (15/7)
Conteúdo da Notícia

O Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região transmite, das 9h20 às 12h30 desta sexta-feira (15/7), a 3ª Mesa de Direito Comparado, desta vez com a participação de juristas brasileiros e portugueses. Organizado pelo vice-presidente judicial do TRT-15, desembargador Francisco Alberto da Motta Peixoto Giordani, e pelo juiz auxiliar da Vice-Presidência Judicial, Guilherme Guimarães Feliciano, o evento é gratuito e poderá ser visto no canal do YouTube da Escola Judicial do TRT-15.

A presidente da Corte, desembargadora Ana Amarylis Vivacqua de Oliveira Gulla, registrou uma saudação aos participantes do evento por meio de um vídeo, em que destacou a importância do encontro para a busca conjunta de respostas a problemas atuais que afetam a sociedade moderna de diferentes países, especialmente na área da economia e do trabalho.

Na abertura, a Mesa contará, além do vice-presidente judicial da Corte, com o diretor da Escola Judicial do TRT-15, desembargador João Batista Martins César, e com o cônsul-geral de Portugal em São Paulo, Paulo Jorge Pereira Nascimento. 

"O diálogo sobre as perspectivas brasileira e portuguesa em relação a temas relevantes do mundo do Direito, além de permitir o intercâmbio e a renovação de nossos conhecimentos, acaba por aproximar os dois povos, o que sempre veste bem a relação bilateral", afirma o desembargador Francisco Giordani. 

Logo após a abertura, a primeira mesa terá como tema "Tecnologia, Direito e Processo do Trabalho". Ela será presidida pela desembargadora do TRT-15 Erodite Ribeiro dos Santos, com exposição do ministro do Tribunal Superior do Trabalho Cláudio Mascarenhas Brandão e da professora da Universidade do Minho Teresa Alexandra Coelho Moreira.

A segunda mesa tratará da "Negociação Coletiva e Greve", sob a presidência do desembargador do TRT-15 Carlos Alberto Bosco e exposições do também desembargador do TRT-15 Luís Henrique Rafael e do professor da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra João Leal Amado.

Na última mesa do dia, os desembargadores Manoel Carlos Toledo Filho (TRT-15) e Francisco Rossal de Araújo, presidente do TRT-4, debatem sobre "Tutela de Urgência nos Conflitos Coletivos". O decano do TRT-15, desembargador José Pedro de Camargo Rodrigues de Sousa, preside os trabalhos. Por fim, o vice-presidente judicial do TRT-15, desembargador Francisco Giordani, encerra o evento.

Unidade Responsável:
Comunicação Social