TRT-15 divulga campanha de arrecadação de livros para crianças e jovens em vulnerabilidade

TRT-15 divulga campanha de arrecadação de livros para crianças e jovens em vulnerabilidade.
Conteúdo da Notícia

A Amatra XV e a Esmat 15 lançaram na quarta-feira (26/10) a Campanha "Apadrinhe uma criança, doando livros". A iniciativa é coordenada pela desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região e diretora Cultural e de Cidadania da Amatra XV, Tereza Aparecida Asta Gemignani,  com a participação da diretora regional da Circunscrição de Campinas, juíza Milena Casacio Ferreira Beraldo. A campanha visa arrecadar livros novos e usados, em especial de literatura brasileira, para crianças e adolescentes de escolas municipais em áreas de vulnerabilidade social. 
 
O projeto também conta com a parceria da OAB Subseção Campinas, por meio da presidente Luciana Freitas e apoio do secretário Municipal de Educação de Campinas, professor José Tadeu Jorge, e da Editora e Livraria Lacier. Quem não tiver livros para doar pode comprar as obras na editora.

No evento de lançamento, a desembargadora Tereza Asta relembrou as dificuldades enfrentadas para ter acesso aos livros e contou como surgiu o projeto. "Quando eu era estudante do colegial, a bibliotecária permitia que eu retirasse os livros na sexta-feira, e que devolvesse na segunda-feira, antes da biblioteca abrir. Ela me dava muitos livros, e com isso, um voto de confiança. Na faculdade, eu também não tinha condições de comprar. Tudo o que eu ganhava era para sobreviver e pagar a faculdade. Eu devo tudo aos livros, e por isso surgiu a ideia de estimular a leitura, principalmente, das crianças e adolescentes mais carentes. Estou muito feliz com a adesão de todos”. 

A desembargadora ministrou a palestra “As práticas da ESG e seus reflexos no mundo jurídico”. Tereza Asta discorreu sobre os conceitos e importantes aspectos na aplicação de boas práticas Ambientais, Sociais e de Governança – ESG, em especial, no Direito. “Tenho quase certeza de que se o Direito não entender essas novas perspectivas, ele vai se tornar cada obsoleto, e vai ser usado como massa de manobra, como uma ciência menor, colocando-se a serviço da economia, dos mercados e de uma nova forma de organizar a vida. E o resultado disso tudo será o perecimento da pessoa humana como valor, e esse é o grande desafio. Nós que abraçamos a carreira jurídica temos sempre o ser humano como a centralidade do sistema, e o desafio é que essa centralidade está sendo desfocada e levada para as relações meramente comerciais, e de preferência a distância, no mundo digital”, ressaltou.

Também prestigiaram o evento o presidente da Amatra XV e dretor-geral da ESMAT 15, juiz Sérgio Polastro Ribeiro, os vice-presidentes das comissões de Direito do Trabalho e de Ética e Disciplina da OAB/Campinas, Fábio Luciano Barbosa e Helisa Aparecida Pavan, além de outros advogados.

Apadrinhe uma criança, doando livros

As doações poderão ser entregues nos seguintes pontos:

- Casa da Advocacia e Cidadania de Campinas (sede da OAB) – Rua Lupércio Arruda Camargo, 111, -  Jd. Santana
- Fórum Trabalhista - Av. José de Souza Campos, 422 - Nova Campinas
- AMATRA XV - Rua Riachuelo, 473, Centro
- Secretaria Municipal de Educação - Rua Barreto Leme, 1557 - Centro 
- NAED Sudoeste - Rua Manoel Francisco Mendes, 171 - Jardim do Trevo
- NAED  Sul - Rua Joaquim Vilac, 999 - Vila Teixeira
- NAED Norte  - Rua Bernardo José Sampaio, 300 - Botafogo
- NAED Leste - Rua Padre Domingos Giovanini, 276 - Parque Alto Taquaral
- NAED Noroeste Rua Frei Caneca, 467 - Jardim Campos Elíseos
- Cemapa  - Rua Carolina Florence, 1145 – Jardim - Guanabara 
- Cefortepe - Rua Dr. Emílio Ribas, 880 - Cambuí 
- Lacier Editora e Livraria Jurídica - R. Dr. Quirino, 808 - Centro
 

Unidade Responsável:
Comunicação Social