TRT-15 e Secretaria de Educação de Araçatuba sensibilizam professores sobre segurança e saúde nas escolas

TRT-15 e Secretaria de Educação de Araçatuba sensibilizam professores sobre segurança e saúde nas escolas
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O Programa Trabalho Seguro do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região e a Secretaria da Educação do Município de Araçatuba promoveram, na segunda-feira (10/10), um evento sobre o Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas e sobre o Dia Internacional da Saúde Mental. Estiveram presentes o desembargador Lorival Ferreira dos Santos, gestor de 2º grau do programa, o juiz titular da 1ª Vara do Trabalho de Araçatuba, Clóvis Victório Júnior, a vice-prefeita Edna Flor e a secretária municipal da Educação, professora Silvana Souza e Souza.

O desembargador Lorival Ferreira dos Santos enalteceu a relevância do encontro para “ampliar o diálogo sobre temas tão sensíveis para a sociedade”. Lorival Ferreira afirmou ser primordial “sensibilizar os jovens para priorizarem a segurança e saúde, e formarmos prevencionistas desde o ensino básico.” Além disso, o desembargador  salientou que “ o Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas e o Dia Internacional da Saúde Mental são um convite para a reflexão sobre como estamos cuidando de nossa mente, da nossa saúde e segurança. Trata-se de responsabilidade compartilhada entre poder público, sociedade e organizações para que o debate sobre esses temas tenha cada vez mais relevância na sociedade”, enfatizou Lorival Ferreira.

“O objetivo principal da data é levar conhecimento e conscientização para a população, desde a juventude, em busca da redução de perigos e acidentes no ambiente de trabalho”,  apontou o  juiz Clóvis Victorio Junior. O magistrado ainda apontou a importância de “cada vez mais essas temáticas estarem presentes no ambiente escolar para a formação de cidadãos críticos e capazes de modificar o meio em que vivem.” 

O encontro contou com palestra da psicóloga e professora Vanessa Gibran Victório, que abordou o papel do mindfulness na Síndrome de Burnout em profissionais da Educação, com o seguinte itinerário: síndrome de Burnout, definição e importância da prática do Mindfulness, Mindfulness como tratamento, Resultados Práticos de Pesquisas sobre Mindfulness e Neurobiologia da Meditação. Graduada pela Unesp, com Doutorado em Psicologia como Ciência e Profissão pela Puc-Campinas, a palestrante é instrutora em Mindfullness pela Oxford Mindfulness Centre.

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Comunicação Social