11 de janeiro - Dia do Combate da Poluição por Agrotóxicos 

11 de janeiro - Dia do Combate da Poluição por Agrotóxicos 
Conteúdo da Notícia

Em 11 de janeiro é comemorado o Dia do Combate da Poluição por Agrotóxicos. Os agrotóxicos são substâncias utilizadas na agricultura, áreas de pastagens, ambientes urbanos, hídricos e industriais, com o objetivo de controlar insetos, plantas daninhas e ampliar a produtividade.

A data está relacionada com a publicação do Decreto nº 98.816, que determinou mais rigor no registro, controle, inspeção e fiscalização de agrotóxicos, seus componentes e produtos derivados. Contudo, mesmo depois dos longos 32 anos, o cenário continua preocupante: o Brasil figura como recordista mundial no consumo dessas substâncias nocivas.  

Nesse contexto, considerando os riscos causados pelo uso desordenado dessas substâncias e problemas ao meio ambiente e à saúde humana, a data não é motivo para comemorar o controle da poluição por agrotóxicos, mas, sim, para refletir sobre o uso indiscriminado e buscar formas de, ao menos, mitigar os danos sociais, ambientais e econômicos.

A redução do uso de agrotóxicos é um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. A meta é de até 2030 reduzir substancialmente o número de mortes e doenças causadas pelo uso e diminuir a contaminação e poluição do ar, água e solos. O Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, sempre engajado com a sustentabilidade e visando contribuir para a consecução do ODS nº 3 - Saúde e Bem-Estar, busca desenvolver atividades com a finalidade de minimizar os impactos ambientais decorrentes da ação humana, por meio de campanhas de preservação e conscientização, bem como cursos, palestras e adoção de medidas que promovam o bem estar e a economia dos recursos públicos.

                   ASSESSORIA DE GESTÃO ESTRATÉGICA DO TRT-15

Fontes:

https://fetase.org.br/11-de-janeiro-dia-do-combate-a-poluicao-por-agrotoxicos/

https://www.pedrinhaspaulista.sp.gov.br/noticia/print-noticia/1785/dia-do-combate-da-poluicao-por-agrotoxicos/

https://www.redebrasilatual.com.br/ambiente/agrotoxicos-2021-recorde-550-registros-aprovados-governo-bolsonaro/

https://renastonline.ensp.fiocruz.br/recursos/entenda-brasil-maior-consumidor-agrotoxicos-mundo

https://www.alterconteudo.com.br/ods-2-agricultura-sustentavel-e-alternativas-ao-agrotoxico/


 

Unidade Responsável:
Comunicação Social