16 de março - Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas

16 de março - Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas
Conteúdo da Notícia

O Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas, instituído pela lei nº 12.533/2011, é comemorado em 16 de março e  tem dentre seus principais objetivos a promoção de práticas sustentáveis capazes de reduzir o impacto dessas mudanças sobre a Terra.

Essas alterações que ocorrem no clima geral do planeta são provenientes de causas naturais ou de atividades humanas, tais como o desmatamento e as queimadas, sendo a emissão de gases, a principal causadora do aquecimento global. Ações simples como evitar desperdício de papel, de água e energia podem contribuir para poupar os recursos disponíveis na natureza, preservando a vida das futuras gerações.

Temperaturas extremas como frio rigoroso e calor excessivo, derretimento de geleiras, grandes quantidades de chuva, elevação do nível do mar, secas intensas, desgaste e empobrecimento do solo afetam toda a humanidade. Esses fatores são preocupantes, pois além de prejudicarem a saúde da população também atingem os animais podendo  causar o aumento de doenças infecciosas.

Nesse contexto, cabe salientar que o estado de emergência climática do mundo foi o destaque entre os assuntos pautados na Conferência do Clima realizada pela ONU - COP26, em 2021. No último ano, o novo relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas - IPCC, apresentou um cenário alarmante com conclusões de impactos ainda mais severos. 


Desse modo, o TRT-15, engajado com a temática,  tem reforçado seu compromisso com a responsabilidade socioambiental por meio da implementação de ações relacionadas ao Plano de Logística Sustentável Institucional, que contemplam os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, em especial o ODS 13, cujo princípio consiste em “tomar medidas urgentes para combater as mudanças climáticas e seus impactos”.


Coordenadoria de Sustentabilidade, Acessibilidade e Integridade
ASSESSORIA DE GESTÃO ESTRATÉGICA - TRT15


Fontes:
https://www.pactoglobal.org.br/ods
https://brasilescola.uol.com.br/biologia/mudancas-climaticas.htm
https://brasil.un.org/pt-br/175180-o-que-sao-mudancas-climaticas
 

Unidade Responsável:
Comunicação Social