22 de abril - Dia Internacional da Terra

Dia Internacional da Terra
Conteúdo da Notícia

O Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região está comemorando, neste sábado (22 de abril), o Dia Internacional da Terra, data celebrada em todo o mundo.  Este marco foi criado, em 2009, pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de promover a preservação do meio ambiente com equilíbrio entre as necessidades econômicas, sociais e ambientais.

Entretanto, alguns fatores têm colocado em risco a saúde do planeta Terra, como as mudanças climáticas e as alterações provocadas pelo homem à natureza. Destaca-se a poluição, que na maioria das vezes é ocasionada por ações humanas capazes de contaminar o ar, a água doce, a terra, e até mesmo a vida marinha.

O desmatamento é outro tipo de degradação do solo de extrema gravidade, sendo considerado, atualmente, um dos maiores problemas ambientais. As principais consequências do desmatamento são a perda de biodiversidade, exposição do solo à erosão, desertificação, aquecimento global e intensificação do efeito estufa, fatores que afetam o meio ambiente e a vida dos seres humanos.

O TRT da 15ª Região comprometido com a responsabilidade socioambiental tem promovido diversas práticas sustentáveis como o uso racional dos recursos naturais e a realizações de ações para conscientização sobre a importância responsabilidade socioambiental.  Em decorrência dessas ações, o Regional recebeu, em julho do último ano, o selo A3P - Agenda Ambiental na Administração Pública, concedido pelo Ministério do Meio Ambiente como reconhecimento pela implementação da referida Agenda. 

Desse modo, as iniciativas desempenhadas pelo Regional estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, em especial ao ODS 13 - Ação contra a mudança do Clima, ODS 14 - Vida na Água e ODS 15 - Vida Terrestre.

Coordenadoria de Sustentabilidade, Acessibilidade e Integridade
ASSESSORIA DE GESTÃO ESTRATÉGICA - TRT15

Fontes:
https://www.todamateria.com.br/dia-da-terra/
https://www.biologianet.com/ecologia/poluicao.htm#:~:text=Polui%C3%A7%C3%A3o%20%C3%A9%20a%20degrada%C3%A7%C3%A3o%20do,estar%20e%20tamb%C3%A9m%20%C3%A0%20economia.
https://blog.jacto.com.br/degradacao-do-solo-causas-e-consequencias/


    

Unidade Responsável:
Comunicação Social