22 de maio - Dia Internacional da Biodiversidade

22 de maio - Dia Internacional da Biodiversidade
Conteúdo da Notícia

A Organização das Nações Unidas - ONU instituiu o dia 22 de maio como o Dia Internacional da Biodiversidade com a finalidade de estimular a adoção de medidas de proteção e conservação da diversidade de vida do planeta.  O tema está associado à variedade de formas vivas existentes, desde micro-organismos até grandes plantas e animais.

Com o aumento da população e consequente crescimento das áreas urbanas,  muitos ambientes são afetados e as mudanças climáticas tornam-se uma realidade cada vez mais inevitável. Além disso, práticas como o descarte incorreto de resíduos, a poluição da água, a degradação do solo e o desperdício de energia atingem a biodiversidade desencadeando prejuízos reais  para o meio ambiente.

Desse modo, a data é um momento para que possamos refletir sobre as nossas ações diárias e como podemos impactar as outras espécies, que são importantes e garantem o equilíbrio dos ecossistemas. Cabe salientar que a biodiversidade está relacionada a  fontes de alimento, de energia, turismo e até mesmo à matéria-prima para a confecção de roupas, medicamentos, cosméticos, entre outros.

Nesse propósito, o Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, preocupado com a conservação e recuperação da biodiversidade, tem adotado medidas sustentáveis a fim de reduzir os efeitos de suas atividades no meio ambiente.  Entre as ações realizadas, inaugurou, no último ano, na VT de São João da Boa Vista a segunda microusina de energia fotovoltaica, iniciativa que gera economia de energia, não degradação do meio ambiente e evita a emissão de gás carbônico (CO2). 

Assim, este Regional segue alinhado aos princípios da Agenda 2030 da ONU, em especial aos seguintes Objetivos do Desenvolvimento Sustentável:  ODS 12 - Produção e Consumo Sustentáveis; ODS 13 - Ação contra a mudança Global do Clima; ODS 14 - Vida na Água e ODS 15 - Vida Terrestre.

Coordenadoria de Sustentabilidade, Acessibilidade e Integridade
ASSESSORIA DE GESTÃO ESTRATÉGICA - TRT15


Fontes:
https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/questoes_ambientais/biodiversidade/#:~:text=O%20termo%20biodiversidade%20%2D%20ou%20diversidade,industrial%20consumida%20pelo%20ser%20humano.
https://pt.wikihow.com/Ajudar-a-Proteger-a-Biodiversidade
https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/educacaoambiental/2022/05/22-de-maio-dia-internacional-da-biodiversidade/
https://www.biologianet.com/biodiversidade
https://brasilescola.uol.com.br/geografia/biodiversidade.htm
 

Unidade Responsável:
Comunicação Social