Comitiva do TRT-15 participa de evento nacional sobre inovação no Poder Judiciário

Comitiva do TRT-15 participa de evento nacional sobre inovação no Poder Judiciário
Conteúdo da Notícia

Uma comitiva do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, liderada pela juíza auxiliar da Presidência Daniela Macia Ferraz Giannini, coordenadora do Laboratório de Inovação Co.Labora 15, participou nesta segunda (18) e terça (19) em Porto Alegre (RS), do 3º Encontro Nacional dos Laboratórios de Inovação do Poder Judiciário (III FestLabs). O evento reuniu, no Centro de Eventos do Barra Shopping Sul, mais de 400 magistrados e servidores que atuam nas áreas de inovação de Tribunais e outros órgãos da Justiça brasileira. 

Compuseram a equipe do TRT-15  as laboratoristas formadas, Fernanda Amabile Marinho de Souza Gomes (juíza) e Celia Regina Diniz de Almeida (servidora), os servidores do Co.Labora 15, Lara de Paula Jorge e Willians Fausto Silva, além da assessora de Gestão Estratégica, Iara Cristina Gomes. Com o tema "Inteligências para a Inovação", o encontro explorou três eixos essenciais: a inteligência humana, a artificial e a colaborativa, com o objetivo de trocar experiências e formar parcerias para o desenvolvimento de uma Política de Gestão da Inovação na Justiça brasileira. Atualmente, os laboratórios estão presentes em 90 tribunais e órgãos do Judiciário.

Durante os dois dias de evento, uma série de palestras, painéis e oficinas buscaram proporcionar aos participantes um cenário inspirador, com debate de ideias inovadoras e ambiente de atuação coletiva. O resultado desta integração pretende ser a base para novos projetos com a finalidade de criar, ampliar e qualificar a atuação do Sistema de Justiça em benefício de toda a coletividade. "A inovação é o alicerce da evolução no Poder Judiciário, e este encontro nos deu a oportunidade de explorar novos caminhos, visando ao aprimoramento da prestação jurisdicional”, destaca a juíza Daniela Giannini.

Programação

Com a temática “Inteligências Humanas para Inovação”, a primeira palestra do encontro foi ministrada por Grazi Mendes, head de Diversidade, Equidade e Inclusão na ThoughtWorks, colunista da revista MIT Sloan Review Brasil e professora na Fundação Dom Cabral. Ainda no dia 18/9, foram realizados painéis sobre tramitação ágil de processos e ferramentas de inteligência artificial, além de 10 oficinas. Na terça, o professor do Departamento de Administração Pública e Gestão Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Hironobu Sano abordou o tema “Inovação no Poder Judiciário: a hora e a vez dos Laboratórios”. O evento foi finalizado com conferência do neurocientista  Álvaro Machado Dias, professor da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e colunista da Folha de São Paulo e da Rádio CBN, que falou sobre  “Inovação e Sentido na Era da Inteligência Artificial”.

Com informações de Gabriel Borges Fortes (Secom/TRT4) e ACS/TRF4
Fotos: ACS/TRF4 e Co.Labora 15
 

Unidade Responsável:
Comunicação Social