Corregedora-Geral da Justiça do Trabalho reúne Grupo Técnico da Wiki-JT no TST

Corregedora-Geral da Justiça do Trabalho reúne Grupo Técnico da Wiki-JT no TST
Conteúdo da Notícia

A Corregedora-geral da Justiça do Trabalho, ministra Dora Maria da Costa, se reuniu na manhã desta quarta-feira, 11/10, em Brasília, com integrantes do Grupo Técnico da Wiki-JT para apresentação dos resultados da atualização e aperfeiçoamento da ferramenta.  O andamento dos trabalhos foi apresentado pela coordenadora do Grupo, desembargadora do TRT-15 Ana Paula Pellegrina Lockmann. Estiveram presentes os integrantes do Grupo, as juízas Lúcia Zimmermann e Daniela Macia Ferraz Giannini, o secretário da Corregedoria, Vlademir Nei Suato, que é gerente geral de manutenção do projeto, o juiz auxiliar da CGJT, Carlos Abener de Oliveira Rodrigues Filho e a juíza Francisca Brenna Vieira Nepomuceno (TRT10/ DF-TO).

#ParaTodosVerem: Ministra Dora, desembargadora Ana Paula e o servidor Vlademir Suato na reunião, em frente a dois monitores de computador.

A Wiki-JT tem como premissa páginas da web cujos conteúdos podem ser editados por múltiplos servidores da Justiça do Trabalho, a partir de fluxogramas das diversas fases do processo nas unidades de primeira instância. A organização de conteúdo é feita por meio da descrição dos processos de trabalho (rotinas), observando os diversos entendimentos jurisdicionais referentes ao processo trabalhista, desde sua distribuição até o arquivamento. 


  #ParaTodosVerem: em uma mesa oval, grupo de trabalho dialoga com a ministra Dora. 

As sugestões enviadas demandam triagem por seis grandes grupos de trabalho: alinhamento da Wiki com o sistema e-Gestão, alinhamento da Wiki com o Fluxo Operacional PJe, desenvolvimento de modelos de despachos e documentos padronizados nacionalmente, suporte e desenvolvimento da ferramenta tecnológica, regras de negócio das fases processuais e plano de comunicação.

O trabalho de atualização e manutenção da Wiki-JT mobiliza servidores de todos os tribunais regionais do trabalho. “A Wiki é um verdadeiro manual eletrônico para esclarecer a operacionalização do processo judicial, as atuais regras do sistema e-Gestão, as normas vigentes e os modelos necessários ao desenvolvimento das rotinas nas melhores práticas”, destaca a magistrada. Compõem ainda o grupo, o juiz auxiliar da CGJT Rafael Gustavo Palumbo e os servidores Diêgo Carneiro Lopes (TST), Nadja Maria Prates Públio (TRT3/MG). Da 15ª também participam os servidores Paulo Eduardo de Almeida (secretário-geral judiciário), Candy Guimarães e Adilson Sérgio Bertoldo Júnior.

Desde o lançamento nacional em 2021, o projeto Wiki-JT já passou por várias atualizações, com revisão de mais de 300 páginas de conteúdo disponibilizadas na web, realizadas por um grupo de juízes e de servidores da Justiça do Trabalho. “A manutenção contínua e o acolhimento ágil de todas as sugestões permeiam a Wiki”, assinala Vlademir Suato. A versão de segundo grau está em construção e deve ser disponibilizada no início do ano que vem.

Unidade Responsável:
Comunicação Social