Corregedoria lança edição do Banco de Talentos para Assistentes de Juiz

Corregedoria lança edição do Banco de Talentos para Assistentes de Juiz
Conteúdo da Notícia

A corregedora regional  e o vice-corregedor regional do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, desembargadores Rita de Cássia Penkal Bernardino de Souza  e Manoel Carlos Toledo Filho, promoverão neste mês de outubro, a 1ª Edição do Banco de Talentos de Assistentes de Juiz, que prevê a seleção de servidores para integrar cadastro de interessados em ocupar a função de assistente de juiz.

#ParaTodosVerem: quadro de fundo claro, com os dizeres em duas linhas: Banco de Talentos de Assistentes de Juiz. Abaixo, uma logomarca em azul e o texto em três linhas: TRT da 15ª Região - Corregedoria Regional 2022/ 2024

Entre os principais objetivos do projeto está a identificação de servidores que já apresentam domínio das competências técnicas essenciais ao exercício da função, bem como facilitar a seleção de candidatos às vagas por parte de juízas e juízes que necessitem do auxílio.

Além de verificar o conhecimento dos participantes em temas de direito material e processual, o processo seletivo também testará os conhecimentos dos candidatos em sistemas essenciais para a prestação de auxílio aos juízes de primeiro grau, tais como o PJe, e-Gestão, entre outros. Também serão aferidas noções sobre normativos institucionais que dizem respeito a atividades de secretaria de vara relacionadas com o exercício da função.

A seleção consistirá em quatro etapas, a primeira com a aplicação de questões para aferição de conhecimentos técnicos da área jurídica; a segunda com a resposta a questões relativas ao uso das plataforma eletrônicas e sistemas conveniados; a terceira com a realização de estudo de caso concreto (minuta de sentença); e a quarta, entrevista com os desembargadores que integram a Corregedoria.

Iniciativa bem-sucedida

O desenvolvimento do projeto se inspirou em proposta apresentada pela Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região - AMATRA XV, e em outras ações semelhantes da Corregedoria Regional, como o Banco  de Talentos  para seleção de aspirantes a ocupar o cargo de Diretor de Secretaria, que já se encontra em sua terceira edição.

Diversos candidatos aprovados pela seleção já foram designados para atuação como Diretores de Secretaria, com crescente alinhamento à normatização institucional e bons resultados no trabalho desenvolvido, além de consolidar valores caros à administração pública, como a impessoalidade, o profissionalismo e a ética.

Inscrições

As inscrições estarão abertas a todos os interessados, desde que graduados em direito e pertencentes às carreiras de técnico e analista judiciário (com exceção dos oficiais de justiça), no período de 16 a 31/10/2023.

Houve ainda a consulta a diretoras e diretores de secretaria, que indicaram colegas por reconhecerem a excelência de seu trabalho e a capacidade técnica para participar do processo seletivo. Após a indicação, se assim quiser, o servidor deverá se inscrever para confirmar a participação na seleção. Importante salientar que a indicação prévia por colega diretor não constitui requisito para inscrição no projeto.

Em breve será divulgado link para inscrições e acesso à compilação de normativos institucionais.

Unidade Responsável:
Comunicação Social