Desembargador Fabio Allegretti Cooper é homenageado em Sessão Plenária do TRT-15
Na quarta-feira, 30/8, a sessão plenária do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, conduzida pelo presidente da Corte, desembargador Samuel Hugo Lima, foi marcada por homenagens ao desembargador Fabio Allegretti Cooper, em sua última participação oficial no Pleno antes da aposentadoria, marcada para 31/8. A esposa do magistrado, Isabela Cooper, esteve presente na sessão, que foi transmitida virtualmente e acompanhada pelas filhas Alessandra e Alice.
Após a exibição de vídeo produzido pela Coordenadoria de Comunicação Social do TRT-15, contando a trajetória do homenageado, o desembargador aposentado e presidente do TRT-15 no biênio 2012/2014, Flávio Allegretti de Campos Cooper, subiu à tribuna para prestar sua homenagem ao irmão, a quem deu posse no cargo de desembargador, em 2014, durante o 14º Congresso de Direito do Trabalho e Processual do Trabalho do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região.
“Éramos tão companheiros como São Cosme e Damião”, declarou o desembargador Flávio Cooper, relembrando os tempos de infância, o incentivo do pai, advogado trabalhista, e os desafios na vida privada e na carreira trabalhista. Com voz embargada, desejou ao irmão felicidade e bênçãos “nessa coroada e nova etapa que ora se inicia”.
Os desembargadores Luiz Felipe Paim da Luz Bruno Lobo (vice-diretor da Escola Judicial), Hélcio Dantas Lobo Junior e João Batista da Silva também fizeram uso da palavra para homenagear o colega aposentando, admirado por sua importância na construção e consolidação do TRT-15 como um dos melhores tribunais do país. Os colegas enfatizaram o sentimento nostálgico pela aposentadoria do magistrado e registraram os votos de felicidades e realizações.
A procuradora do Ministério Público do Trabalho da 15ª Região, Adriana Bizarro, também registrou sua mensagem de admiração ao homenageado, especialmente pela inspiradora relação com o irmão Flávio Cooper, e desejou “vida plena e leve, com a certeza do dever cumprido”.
O juiz Sérgio Polastro Ribeiro, presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Amatra XV), parabenizou o aposentando pela “justa e merecida homenagem” e destacou a ética, integridade e fidelidade do magistrado na vida privada e no exercício da judicatura.
Em nome da Corte, o discurso de homenagem ficou a cargo do desembargador Manoel Carlos Toledo Filho, que relembrando as dificuldades enfrentadas no início da carreira na magistratura, ressaltou a maneira “tranquila, cordial, serena e equilibrada” do colega, “características próprias de sua personalidade”. O desembargador falou também da religiosidade do homenageado, “que o guiou e o amparou em todos os momentos de sua vida pessoal e profissional”. Finalizou com votos de felicidade e pleno sucesso na nova fase.
O desembargador Fabio Allegretti Cooper agradeceu “as gentis palavras” proferidas pelo irmão e pelos colegas e expressou sua gratidão a Deus e aos familiares. Agradeceu também aos “combatentes servidores” de seu gabinete e às “valorosas servidoras” da Turma. Aos colegas desejou sucesso nessa “nova era”, que continuem na luta para manter viva a Justiça do Trabalho no seu mister de equilibrar as relações laborais e que tenham dias exitosos na “árdua tarefa de prestar a jurisdição”.
Terminados os discursos, o presidente Samuel Hugo Lima convidou os familiares para fazerem a entrega simbólica da toga ao homenageado, que, nas palavras do presidente da Corte, “continua sendo um magistrado deste Regional, que chegou até aqui ancorado pela família, em momentos de alegria e de tristeza”.
- 1646 visualizações