Dia do Combate à Poluição
No dia 14 de agosto é comemorado o Dia do Combate à Poluição. A data tem o propósito de conscientizar todos os setores da sociedade, governos e população sobre os efeitos prejudiciais da poluição no meio ambiente e busca incentivar discussões sobre ações efetivas para reduzi-los.
Dentre as várias formas de poluição presentes em nosso meio ambiente, destacam-se a poluição sonora, visual, atmosférica, hídrica e do solo, as quais exercem os maiores impactos negativos na natureza e causam danos significativos à saúde de todas as formas de vida, incluindo os seres humanos. De acordo com dados da Comissão Lancet de Poluição e Saúde, provenientes do Estudo Global de Carga de Doenças, Lesões e Fatores de Risco de 2019, a poluição continua a ser responsável por aproximadamente 9 milhões de mortes prematuras a cada ano.
Diversas questões precisam ser abordadas para lidar com os problemas ambientais e de saúde associados à poluição. O excesso de ruído, desmatamento, a contaminação atmosférica por material particulado através da queima de combustíveis fósseis, bem como o descarte inadequado de resíduos sólidos, são alguns dos principais fatores que merecem atenção, tendo em vista que podem causar diversos problemas de saúde, tais como: irritabilidade, alterações de sono e de humor, estresse, doenças respiratórias, doenças do coração, acidente vascular cerebral (AVC) e câncer.
Ressalta-se que neste ano, a problemática da poluição causada por plásticos ganhou destaque no evento denominado "O Brasil em busca de Soluções para a Poluição Plástica". Esse evento foi realizado em comemoração ao 50º Dia Mundial do Meio Ambiente e contou com a parceria do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). O seu principal objetivo foi aprofundar a discussão acerca das soluções para a poluição plástica tanto em escala global quanto local, e, ao mesmo tempo, fomentar a economia circular, destacando a relevância do reúso e da reciclagem desse material. Além disso, também foi alertado de que a eliminação da poluição por plásticos é uma ação fundamental para preservar a vida e a saúde do meio ambiente.
Adicionalmente, de acordo com estudos realizados pelo Blue Keepers, um programa associado à Plataforma de Ação pela Água e Oceano do Pacto Global da ONU no Brasil, estima-se que cada cidadão brasileiro seja responsável pelo descarte anual de aproximadamente 16 kg de resíduos plásticos que acabam poluindo os oceanos. Além disso, a população brasileira descarta cerca de 3,44 milhões de toneladas de plástico a cada ano, uma quantidade preocupante que pode resultar em danos irreversíveis ao meio ambiente marinho.
Nesse cenário, o TRT da 15ª Região reforça seu compromisso com a sustentabilidade, ao implementar iniciativas como substituição dos copos plásticos por canecas reutilizáveis de uso pessoal, plantio de árvores, coleta seletiva e envio de resíduos para reciclagem, colaborando dessa forma para a diminuição da poluição e atendendo também aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU: ODS 12 - Consumo e Produção Responsáveis; ODS 13 - Ação Contra Mudança Global do Clima e ODS 15 - Vida Terrestre.
Coordenadoria de Sustentabilidade, Acessibilidade e Integridade
ASSESSORIA DE GESTÃO ESTRATÉGICA - TRT15
- 507 visualizações