Dia Nacional da Natureza

Dia Nacional da Natureza
Conteúdo da Notícia

Celebrado em 04 de outubro, o Dia Nacional da Natureza foi estabelecido com o propósito de sensibilizar e instigar todos os cidadãos brasileiros a refletirem sobre sua responsabilidade na preservação da natureza e da vida no planeta, mesmo em uma era de avanços tecnológicos.

Desse modo, é importante destacar que a tecnologia pode reduzir seu impacto ambiental, promovendo uma convivência mais harmoniosa com a natureza, com o implemento de energias renováveis (painéis solares e turbinas eólicas); monitoramento ambiental (utilização de sensores, satélites e drones); reciclagem e gestão de resíduos; agricultura sustentável; transporte inteligente (veículos elétricos e sistemas de transporte público eficientes); monitoramento de biodiversidade, entre outras.

Nessa perspectiva, no último ano, a 15ª Conferência de Diversidade Biológica da ONU (COP 15), realizada em Montreal, no Canadá, teve como objetivo revisar e fortalecer o compromisso global com a conservação da biodiversidade, estabelecendo metas e estratégias para proteger as várias formas de vida na Terra. Para tanto, abordou diversos temas, como a perda global da biodiversidade, poluição agrícola, resíduos plásticos, redução de produtos químicos, combate ao desmatamento, entre outros. A conferência, que contou com a participação de representantes governamentais de várias nações e líderes do setor privado global, procurou estabelecer acordos e compromissos entre os países participantes, sendo um destes, a implementação do Marco Global de Biodiversidade pós-2020, em que foram  definidas metas essenciais para a conservação da natureza até 2030.

No que diz respeito ao Brasil, o país enfrenta desafios e responsabilidades na preservação de seu patrimônio natural, rico em biodiversidade, possuindo diversas espécies animais e vegetais, presentes em seus diversos biomas, como Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal. Sendo assim, a fim de promover a conservação do referido patrimônio, têm sido implementadas várias iniciativas, a exemplo do Programa de Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade (PROBIO); do GEF-Terrestre, que visa a conservação da biodiversidade da Caatinga, Pampa e Pantanal; do Plano Nacional de Combate ao Desmatamento na Amazônia Legal (PPCDAm); entre outros. 

Assim, é fundamental ressaltar que a conservação, proteção e recuperação da natureza requer a participação de todos os setores da sociedade (indústria, agroindústria, agropecuária, comércio, transporte, poder público, servidores públicos e cidadãos), mediante iniciativas individuais e coletivas que possibilitam reduzir os efeitos negativos das atividades produtivas no meio ambiente.

Neste cenário, o Tribunal Regional da 15ª Região está empenhado em promover o desenvolvimento sustentável por meio de medidas ambientalmente responsáveis. Isso se reflete na sua busca pela redução do consumo de recursos naturais, como água, energia elétrica e papel, bem como no cumprimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS e no estímulo aos seus servidores, colaboradores e membros da magistratura para que participem ativamente das ações que buscam a preservação da natureza, dentre as quais o plantio de árvores.


Coordenadoria de Sustentabilidade, Acessibilidade e Integridade
ASSESSORIA DE GESTÃO ESTRATÉGICA - TRT-15

Unidade Responsável:
Comunicação Social