Em correição na VT de Olímpia, desembargadora Rita Penkal recebe visita inusitada

Em correição na VT de Olímpia, desembargadora Rita Penkal recebe visita inusitada
Conteúdo da Notícia

A corregedora regional do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, desembargadora Rita de Cássia Penkal Bernardino de Souza, realizou na quarta-feira, 9/8, os trabalhos correicionais na Vara do Trabalho de Olímpia, município localizado a 344,4 km de Campinas, que está promovendo até dia 13, o tradicional Festival do Folclore (FEFOL). Durante as atividades de análise do desempenho, o tradicional  grupo Coco da Pisada - Reviver Alagoano, que participa do evento, prestigiou a presença da corregedora Rita Penkal em Olímpia, fazendo uma apresentação de dança em frente ao prédio da VT.

A estância turística de Olímpia é conhecida como a capital nacional do folclore e realiza o festival há 59 anos com o objetivo de preservar a cultura brasileira, recebendo grupos folclóricos de todas as regiões do país, que mostram seus costumes e tradições no Recinto de Exposições “Professor José Sant’anna”, o popular Recinto do Folclore. Além de apresentações de danças e folguedos folclóricos, a programação conta com palestras, gincana e oficina de brinquedos tradicionais infantis, exposição de artesanato, festival de violeiros, culinária brasileira, desfile e atividades nas escolas, entre outras. “Percorremos os diversos municípios jurisdicionados pelo TRT-15 com objetivo de fiscalizar e orientar a primeira instância na busca pelo aprimoramento constante da prestação de serviços, elaborando um diagnóstico da gestão de processos judiciais. Essas viagens nos permitem também conhecer um pouco mais da história e da riqueza cultural do interior paulista. É muito gratificante”, afirma a desembargadora Rita Penkal.

Bom desempenho no IGEST

A correição realizada na quarta, 9/8, constatou que a Vara do Trabalho de Olímpia, sob coordenação da juíza Daniela Renata Rezende Ferreira Borges,  teve desempenho favorável na variação do Índice Nacional de Gestão de Desempenho da Justiça do Trabalho (IGEST), sobretudo no que diz respeito às baixas nas fases de conhecimento e de execução, em comparação aos dados anteriores. Constatou-se também o cumprimento das Metas Nacionais 1, 2 e 5 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 2022.

Além de Olímpia, a  VT atende seis municípios: Altair, Cajobi,  Embaúba, Guaraci, Icém e Severina, onde residem cerca de 94 mil habitantes (IBGE/ Censo 2022).  Em 2022, a unidade recebeu 1.318  processos e solucionou 1.414,restando um saldo de 1.365   processos pendentes de solução no final do ano. Quanto à fase de execução, o estoque era de 712 processos em 31 de dezembro de 2022.
 

Unidade Responsável:
Comunicação Social