Em parceria com o JEIA de Ribeirão Preto, Projeto "Aprendiz Cidadão" promove a inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade
O Projeto Aprendiz Cidadão é um programa de aprendizagem profissional desenvolvido por meio da cooperação de diversos atores sociais, que lutam pela erradicação do trabalho infantil. Por meio desse projeto, jovens em situação de vulnerabilidade social são contratados por empresas privadas e cedidos a entidades públicas ou particulares sem fins lucrativos, onde recebem qualificação profissional prática e teórica.
Diante da dificuldade enfrentada por alguns empregadores, que, muitas vezes, não possuem condições de garantir um ambiente de trabalho salubre e adequado ao menor aprendiz, o cumprimento da cota fixada em lei é feito por meio da adesão ao Projeto Aprendiz Cidadão. Em Ribeirão Preto, o Projeto Aprendiz Cidadão teve início em junho de 2022. Atualmente, 73 adolescentes, com idade entre 14 e 18 anos, estão inseridos no campus da Universidade de São Paulo (USP), com o objetivo de serem capacitados para o exercício da profissão de auxiliar de escritório.
O Juizado Especial da Infância e Adolescência da Justiça do Trabalho de Ribeirão Preto atua como agente facilitador do projeto, que é executado pela Fundação de Educação para o Trabalho (Fundet). A Universidade de São Paulo é a entidade concedente da experiência prática, enquanto o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac Ribeirão Preto) exerce o papel de entidade qualificada em formação técnico-profissional. Campanha "Adote um Aprendiz" O JEIA de Ribeirão Preto, em parceria com a AMATRA XV, promoveu a campanha "Adote um Aprendiz", com a finalidade de arrecadar kits de higiene pessoal para serem doados aos jovens inscritos no Projeto Aprendiz Cidadão. Foram arrecadados 100 kits, entregues na terça-feira (7/2), em um evento que contou com a participação de cinquenta jovens aprendizes. Também houve a apresentação de palestra sobre saúde e cuidados pessoais, ministrada pela professora Mariana Lopes Borges, docente na USP. A adolescente B.A., 16 anos, ficou muito satisfeita com o evento, especialmente com a palestra, que considerou muito esclarecedora e interessante. "Podemos tirar dúvidas e aprender tudo do jeito correto". Para ela, "esse é um assunto que precisava ter no curso, pois é algo muito importante no dia a dia". Estiveram presentes no evento a coordenadora do JEIA de Ribeirão Preto, juíza Márcia Cristina Sampaio Mendes, e o diretor regional de Ribeirão Preto da Amatra XV, juiz Thiago Nogueira Paz.
- 296 visualizações