Estudantes de Direito visitam sede judicial do TRT-15

Estudantes de Direito visitam sede judicial do TRT-15
Conteúdo da Notícia

Estudantes de quatro universidades visitaram a sede judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região na última quarta-feira, 23/8. O grupo, composto por 49 alunos do curso de Direito do Centro Universitário de Bebedouro (UNIFAFIBE), do Centro Universitário de Campinas - Uni Metrocamp, da Universidade São Francisco (USF) e da Faculdade de Campinas (FACAMP), participou de uma extensa programação preparada pela Escola Judicial do Tribunal.

Acompanhados pelos professores Joana Cristina Paulino Bernardes (UNIFAFIBE), Luiz Henrique Bortolai (Metrocamp), Reinaldo de Francisco Fernandes (FACAMP) e Daliana Kaleti (FACAMP), os alunos posaram para a tradicional foto na fachada do edifício-sede do Tribunal. Em seguida, foram encaminhados ao Plenário da Corte, onde foram fotografados com a beca utilizada nas sessões de julgamento e assistiram ao vídeo institucional produzido pela Coordenadoria de Comunicação Social do TRT-15.

Ainda no Plenário, o vice-diretor da EJud-15, desembargador Luiz Felipe Paim da Luz Bruno Lobo, recepcionou os visitantes com uma mensagem de boas-vindas. Além de explicar sobre a composição do Tribunal e suas atribuições, o magistrado falou sobre os desafios da juventude e contou parte de sua trajetória como estudante de Direito e na magistratura do Trabalho.

Representando a Terceira Seção de Dissídios Individuais do TRT-15, o desembargador Helcio Dantas Lobo Junior orientou os estudantes sobre os trâmites da sessão de julgamento que acompanharam na sequência. O presidente da sessão, desembargador Edmundo Fraga Lopes, também se dirigiu aos alunos, incentivando-os a se “encantarem pela Justiça do Trabalho”. 

A programação seguiu com uma visita guiada ao Centro de Memória, Arquivo e Cultura – CMAC, espaço destinado a recolher, preservar e garantir o acesso aos documentos de guarda permanente produzidos pela instituição. Sob a orientação das servidoras do CMAC, os alunos puderam aprofundar seus conhecimentos sobre a história do trabalho, da Justiça do Trabalho e do TRT-15, contada por meio de documentos, fotografias e obras de arte.

Finalmente, os visitantes se dirigiram ao auditório da Escola Judicial, onde foram recebidos pela desembargadora Erodite Ribeiro dos Santos, que partilhou sua história de vida e sua trajetória de mais de 42 anos na Justiça do Trabalho, 8 deles como servidora do TRT-2 e os demais na magistratura do TRT-15. No bate-papo com os alunos, a magistrada os incentivou a traçarem seus objetivos e perseguirem seus sonhos, acreditando sempre no próprio potencial e no poder da determinação

 

Unidade Responsável:
Comunicação Social