Estudantes do ISCA participam do Programa de Visitas do TRT-15

Estudantes do ISCA participam do Programa de Visitas do TRT-15
Conteúdo da Notícia

Estudantes do curso de Direito do Instituto Superior de Ciências Aplicadas de Limeira (ISCA) conheceram a sede judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região na tarde de quarta-feira, 26/04. A atividade, organizada e dirigida pela Escola Judicial do Tribunal, tem o objetivo de aprimorar o aprendizado, proporcionando vivência aos futuros operadores do Direito. 

Logo que chegou à sede judicial, o grupo de alunos posou para a foto na fachada do prédio, ao lado da professora Marta Regina Pardo Campos Freire. Em seguida, os alunos foram direcionados ao Plenário da Corte, localizado no terceiro andar do edifício, onde foram fotografados com a beca tradicionalmente utilizada pelos advogados em sustentações orais. 

O diretor da Escola Judicial do TRT-15, desembargador Carlos Alberto Bosco, recepcionou os alunos com uma mensagem de “acolhida e agradecimento”. Ao externar sua admiração pela vida acadêmica, o desembargador destacou que “o segredo para o sucesso é a dedicação, o estudo e o trabalho”.

Os estudantes assistiram parte da sessão de julgamento da 3ª Seção de Dissídios Individuais, cujos trâmite e competência foram brevemente explicados pelo desembargador Renan Ravel Rodrigues Fagundes. 

Antes de abrir a sessão de julgamento, o desembargador Edmundo Fraga Lopes, presidente da 3ª SDI, falou aos alunos sobre as demais frentes de atuação da Justiça do Trabalho, além da prestação jurisdicional. O desembargador, que é gestor de 2º grau do Comitê Regional do Trabalho Seguro, explicou sobre o movimento “Abril Verde”, campanha destinada à conscientização sobre a segurança e saúde do trabalhador.

No 4º andar, os alunos visitaram o Centro de Memória, Arquivo e Cultura, onde tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história da Justiça do Trabalho e do próprio TRT15. “O espaço é resultado do arquivo permanente do Tribunal e, além de falar do passado, convida à reflexão sobre o presente e o futuro da instituição”, ensinou a historiadora Flávia de Matos Rodrigues.

A visitação foi finalizada no auditório da Escola Judicial, onde os desembargadores Antonio Francisco Montanagna e Francisco Alberto da Motta Peixoto Giordani falaram aos alunos sobre suas trajetórias na Justiça do Trabalho e registraram suas mensagens de confiança e otimismo aos visitantes. 

Por fim, a convite do desembargador Montanagna, que também é professor no ISCA, o advogado José Enio Viana de Paula, membro da comissão de relacionamento da OAB/SP com o TRT-15, partilhou com os alunos um pouco de sua experiência na advocacia trabalhista.

Unidade Responsável:
Comunicação Social