Estudantes visitam CEJUSC de 2º grau durante a 7ª Semana de Conciliação Nacional

Estudantes visitam CEJUSC de 2º grau durante a 7ª Semana de Conciliação Nacional
Conteúdo da Notícia

Como parte da programação da 7ª Semana Nacional de Conciliação Trabalhista, estudantes de Direito da Faculdade Anhanguera e do Centro Universitário Max Planck do Grupo UniEduk (UniMAX), de Indaiatuba, visitaram a sede judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, na última quarta-feira (24). A visita, organizada pela Escola Judicial do TRT-15, teve como um dos objetivos apresentar o trabalho realizado pelo Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc-JT), e conscientizar os futuros operadores do Direito sobre a importância da resolução consensual de conflitos.

Com orientação da juíza Dora Rossi Góes Sanches, coordenadora do Cejusc de 2º grau, os estudantes conheceram as instalações do Cejusc, além de presenciarem as audiências em andamento. A magistrada enfatizou a importância de buscar soluções consensuais em todas as fases do processo, especialmente na Justiça do Trabalho, instituição vocacionada à mediação.

No Plenário, o grupo foi recepcionado pelo diretor da Ejud-15, desembargador Carlos Aberto Bosco, que ressaltou a importância da disseminação de conhecimento e da aprendizagem constante.

O desembargador Edison Pelegrini ministrou uma aula sobre a competência das Seçoes Especializadas e o trâmite da ação rescisória. O presidente da 3ª Seção de Dissídios Individuais, desembargador Edmundo Fraga Lopes, abordou a efetividade do processo do trabalho e a atuação dos Comitês do TRT-15.

 

Após acompanharem a sessão de julgamento da 3ª SDI, os estudantes participaram de uma visita guiada ao Centro de Memória, Arquivo e Cultura, localizado no 4º andar do edifício,. O espaço conta com documentos, fotografias e obras de arte que retratam a luta da classe trabalhadora e a evolução do direito do trabalho.

No auditório da Escola Judicial, os visitantes foram recebidos pelo desembargador Francisco Alberto da Motta Peixoto Giordani, que compartilhou suas experiências de mais de 30 anos na Justiça do Trabalho e destacou a importância do Direito do Trabalho para a harmonia entre capital e trabalho.

Na visita, os estudantes foram acompanhados pelos professores Beatriz Violardi e Lucas Toledo, da Faculdade Anhanguera, e Fábio Resende, da UniMAX.

Unidade Responsável:
Comunicação Social