Laboratório de Inovação do TRT-15 passa a ser denominado Co.Labora 15

Laboratório de Inovação do TRT-15 passa a ser denominado Co.Labora 15
Conteúdo da Notícia

O Laboratório de Inovação do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região possui uma nova denominação. Após concurso com mais de 400 propostas recebidas nos meses de abril e maio de magistrados, servidores e estagiários, foi eleito por votação popular entre o público interno do Tribunal o nome Co.Labora 15. A arquiteta do TRT-15 Anna Carolina Hernandes de Amorim foi a responsável pela sugestão vencedora e será premiada com um celular Samsung Galaxy S22, oferecido pela Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Amatra XV), patrocinadora da seleção.

Além de Co.labora 15, foram finalistas outras duas propostas: InoLab15, do servidor André Luís da Silva Bruni, e Atelier 15, elaborada pelo também servidor Juliano Gislon Luciano. Dos 454 votos, a vencedora recebeu 319 (70%). Inolab15 ficou em segundo lugar, com 88, e Atelier 15 em terceiro, com 47. 

O presidente do TRT-15, desembargador Samuel Hugo Lima, afirmou que o nome Co.Labora 15 é uma representação precisa dos valores fundamentais do Laboratório: colaboração, modernidade, dedicação ao trabalho e convite à ação. “A designação eleita está em sintonia com os desafios enfrentados pelo Laboratório, que buscará colaborar para manter a 15ª Região como local de trabalho vanguardista e atento às necessidades de magistrados, servidores, advogados, trabalhadores e empresas”, disse. 

Já a servidora Anna Carolina justificou o nome Co.Labora 15 como uma síntese de princípios relacionados ao tema inovação. As letras "Co" referem-se à natureza cooperativa do espaço, enquanto "Labora" faz alusão ao termo "laboratório" e à palavra "Labore", trabalho em latim. “O número "15" identifica nossa Região. Quando lidos em conjunto, os termos são uma espécie de convocação para a ação: "Colabora, 15!", convidando todos do TRT-15 a contribuírem com o novo espaço”, ressalta a arquiteta. 

Histórico

Instituído por meio da resolução Administrativa 11/2021, o Co.Labora 15 tem como objetivo principal estimular a criação de soluções para os desafios diários enfrentados pelo Tribunal, com foco no aprimoramento dos serviços oferecidos à população. O laboratório atua como uma conexão entre as unidades e comitês do TRT-15, cidadãos e sociedade civil, por meio de redes de inovação, tecnologia e técnicas de desenvolvimento sustentável.

Desde março, um grupo de 20 magistrados e servidores do TRT-15 participa de oficinas de formação de laboratoristas. Durante a capacitação são apresentadas metodologias pensadas para incentivar ideias e projetos inovadores entre as equipes do Tribunal. “Com as oficinas estamos reforçando que tão importante quanto a tecnologia são as pessoas e as relações. Por isso, tenho a certeza de que, mais do que um espaço, estamos construindo uma rede inovadora na 15ª Região”, explica a juíza Daniela Giannini, coordenadora-geral do Co.Labora 15.

Unidade Responsável:
Comunicação Social