Magistrados do TRT-15 conhecem fábrica da Honda em Itirapina
O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, desembargador Samuel Hugo Lima, acompanhado do desembargador Ricardo Regis Laraia e de oito juízes de 1º grau, conheceu a fábrica da empresa Honda Automóveis do Brasil, localizada na cidade de Itirapina, interior de São Paulo. A atividade, coordenada pelo juiz do TRT-15, Lucas Falasqui Cordeiro, em parceria com a empresa e a Escola Judicial, aconteceu na quinta-feira, 23/11.
ParaTodosVerem: magistrados e trabalhadores estão em pé em frente à fábrica, um prédio espelhado, com os dizeres Honda em vermelho. Há também ao fundo, mastros com bandeiras.
A iniciativa visa apresentar aos magistrados a realidade do processo produtivo e as práticas adotadas pela empresa para otimizar o trabalho. Segundo o presidente do TRT-15, Samuel Lima, “a visita ao ambiente fabril permite conhecer a realidade da empresa, desde a estrutura física, os meios de produção, até o tratamento destinado aos trabalhadores”.
ParaTodosVerem: Dr. Samuel, de camisa quadriculada branca e lilás, ao lado do Dr. Ricardo Laraia de camisa polo azul, acompanhados dos demais magistrados e trabalhadores. Todos estão sentados à mesa para assistir palestra sobre a Honda
Recepcionaram os magistrados o diretor administrativo e financeiro Emerson Maximino, o diretor de produção Douglas Alencar, a diretora jurídica Fernanda Plateiro, o gerente-geral de produção, José Roberto Fermino e o gerente de produção, Daniel Pouzo. Antes de conhecerem a planta da montadora, os juízes assistiram ao vídeo institucional e a uma breve apresentação dirigida pelo gerente Pouzo, que destacou a filosofia da empresa, fundada no respeito ao indivíduo, e a política de gestão do grupo, que prioriza o desenvolvimento de novas ideias pelos colaboradores, a comunicação aberta, o fluxo harmonioso de trabalho e o fomento da pesquisa. Também foram apresentados os projetos sociais realizados pela montadora e as práticas esportivas desenvolvidas pelos colaboradores, com o apoio da Honda.
ParaTodosVerem: sala com mesas dispostas em formato de U, com magistrados e trabalhadores sentados, assistindo à palestra. Ao fundo, um telão exibe a fábrica da Honda de Itirapina
Na planta de fabricação, os magistrados conheceram os quatro setores de montagem dos veículos, desde o setor de estamparia, onde são produzidas algumas peças, até os setores de solda, pintura e montagem. Também foi apresentado o setor de inspeção final, onde se realizam os ajustes finos, como calibragens e testes de ruídos. Durante a passagem pela unidade fabril, os juízes puderam observar os trabalhadores atuando em seus postos, além de conhecerem as práticas ergonômicas adotadas pela empresa. Após a visita da fábrica, com orientação dos gestores de cada setor, a comitiva foi novamente direcionada para um bate-papo com os diretores e gerentes Emerson, Douglas, José Roberto, Fernanda e Daniel.
Além do presidente do TRT-15, desembargador Samuel Lima, do desembargador Ricardo Laraia e do juiz coordenador da visita Lucas Falasqui, participaram do evento os juízes Dora Rossi Góes Sanches, Decio Umberto Matoso Rodovalho, Lucineide Almeida de Lima Marques, Bruno Furtado Silveira, Flavia Farias de Arruda Corseuil, Karine da Justa Teixeira Rocha e Taisa Magalhães de Oliveira Santana Mendes.
- 2274 visualizações