Membros do Comitê do Trabalho Seguro da 15ª visitam fábrica da Volvo

Membros do Comitê do Trabalho Seguro da 15ª visitam fábrica da Volvo
Conteúdo da Notícia

O coordenador do Comitê do Programa Trabalho Seguro do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, desembargador Edmundo Fraga Lopes, visitou na sexta-feira, 14/4,  as instalações da fábrica da Volvo em Pederneiras, cidade localizada na circunscrição de Bauru.

A visita, realizada das 8h às 13h, foi conduzida pelo assessor de comunicação da empresa, Guilherme Azevedo, e apresentada pelo gerente de Controladoria, TI, Exportação, Qualidade e  Meio Ambiente, João Pedrasoli, e pelo gerente de RH, João Álvaro Ruiz, contando ainda com o advogado da Volvo, Renan Zilioti.

Participaram também da comitiva da 15ª o juiz Marcelo Siqueira de Oliveira, titular da 3ª Vara do Trabalho de Bauru e gestor auxilar do comitê naquela circunscrição; a juíza da VT de Pederneiras, Regiane Cecília Lizi; a juíza da 1ª VT de Jaú e representante da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Amatra XV) da circunscrição de Bauru, Lucineide Almeida de Lima, e o juiz substituto fixado em Bauru, Rafael Marques de Setta.  

O desembargador Edmundo afirmou que a visita à Volvo, que integra um plano do Comitê do Trabalho Seguro de visitas a empresas com excelência em segurança e qualidade de vida do trabalhador, em todas as circunscrições da 15ª, teve como principal objetivo conhecer as instalações de uma fábrica que ao longo de 4 anos e 3 meses não registrou nenhum acidente de trabalho. “Visitamos as linhas de produção e vimos o cuidado da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e de outras comissões de segurança, Recursos Humanos e tecnologia e, além disso, a Volvo é certificada com as normas de saúde e segurança, qualidade e respeito ao meio ambiente o que, para nós, que integramos um comitê que defende a qualidade de vida do trabalhador e a segurança no ambiente do trabalho, é um exemplo de excelência”.

A programação da visita teve início com um café da manhã de boas-vindas, seguido de uma apresentação institucional e de um vídeo de segurança, e dos materiais como coletes refletores, EPIs, entre outros. Após a visita pela planta da fábrica, a comitiva de magistrados assistiu a uma apresentação das iniciativas de segurança promovidas pela Volvo, inclusive a bordo de suas máquinas e caminhões.

Após o almoço, a visita foi encerrada no Viveiro de Mudas da empresa, que além de ambientalmente certificada, presenteia os visitantes com mudas para posterior plantio. 

O desembargador Edmundo, que também preside a Comissão de Responsabilidade Socioambiental do TRT-15, elogiou a iniciativa da empresa em investir, paralelamente à produção de equipamentos pesados, como caminhões articulados, pás carregadeiras, escavadeiras hidráulicas e rolos compressores de solo, no plantio de árvores, reforçando o compromisso com o meio ambiente e as gerações futuras. 

Ao final, os magistrados foram presenteados com mudas de árvores.

Unidade Responsável:
Comunicação Social