Na abertura do Ano Judiciário, presidente do TRT-15 destaca fortalecimento da JT

Na abertura do Ano Judiciário, presidente do TRT-15 destaca fortalecimento da JT
Conteúdo da Notícia

No final da tarde de quinta-feira, 16/3, o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, desembargador Samuel Hugo Lima, conduziu a cerimônia de Abertura do Ano Judiciário de 2023. Na ocasião, vinte pessoas e uma entidade social foram homenageadas com a outorga de comendas da ordem do mérito Judiciário da Justiça do Trabalho da 15ª Região. 

A festividade teve início com a apresentação do hino nacional pelo coral do TRT-15, formado por magistrados e servidores da Corte. Sob a regência do maestro Nelson Silva e acompanhado do violonista Eddy Andrade, o grupo também apresentou uma versão da canção “Como nossos pais”, composta por Belchior.

Em tom festivo, o presidente da Corte acolheu os presentes e comemorou o fortalecimento da Justiça do Trabalho, reafirmando sua indispensabilidade para a solução dos litígios trabalhistas, para a pacificação social e para o aprimoramento da cidadania. 

Ao mencionar a entrega das comendas, que tradicionalmente acontece durante a solenidade de abertura do ano judiciário, o presidente do TRT-15 destacou o objetivo de prestar “reconhecimento a pessoas e entidades que, de alguma forma, trabalharam para a transformação do seu lugar em um mundo melhor e mais justo para o próximo”.

O desembargador comemorou os números alcançados pelo Tribunal no ano de 2022, quando o órgão garantiu o pagamento de mais de 5 bilhões de reais, fruto de sentenças e acordos trabalhistas, superando em 11% os valores de 2021. Ciente das dificuldades enfrentadas, o presidente da Corte reforçou o desafio de encontrar meios criativos para aliviar a carga dos magistrados e servidores.

Como inovação em sua gestão, o desembargador Samuel Hugo Lima destacou a implantação dos laboratórios de boas ideias, espaço aberto para acolher sugestões de magistrados, servidores e público externo, antenado com os anseios da coletividade. Também foi mencionado o estreitamento dos laços entre a Justiça do Trabalho da 15ª Região e outros Poderes. E, por fim, foi anunciado que o Tribunal dará ênfase às metas qualitativas, sem prejuízo das quantitativas.

Reconhecendo o desafio de “labutar incessantemente e comprometidamente em prol de uma Justiça do Trabalho célere, justa e cidadã”, o presidente da Corte declarou aberto o ano judiciário do TRT 15. Na sequência, os homenageados do dia foram agraciados com as comendas, entregues pelos desembargadores que os indicaram para a homenagem, ao lado do desembargador Samuel Hugo Lima.

Homenageados

Com o Grande Colar do Mérito

Morgana de Almeida Richa – ministra do Tribunal Superior do Trabalho

Ana Carolina Zaina – desembargadora presidente do TRT da 9ª Região e do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor)

Laís Helena Jaeger Nicotti – desembargadora Vice-Corregedora do TRT da 4ª Região

Tânia Regina Silva Reckziegel – desembargadora do TRT da 4ª Região

Ronaldo José de Lira – procurador regional do Ministério Público do Trabalho da 15ª Região

Márcio Mesquita Serva – reitor da Universidade de Marília

Maria Patrícia Vanzolini Figueiredo – presidente da Seção de São Paulo da Ordem  dos Advogados do Brasil

Grupo Primavera – Associação sem fins lucrativos

 

Com a Medalha Ouro

Levi Rosa Tomé – juiz titular da Vara do Trabalho de Itu e auxiliar da Presidência do TRT-15

Marcio Kayatt – juiz do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo

Marcia Cristina Kamei Lopes Aliaga – procuradora regional do trabalho da 12ª Região

Ricardo Luiz Coltro Antunes – professor titular da Universidade de Campinas

Paulo Sérgio João – advogado e professor da FGV, da Facamp e da Escola de Direito de São Paulo

Simone Aparecida Gastaldello – advogada

Antônio Alberto Gouvêa Vieira – advogado

Giuliana Cambauva Orlandi Cassiano – auditora fiscal do trabalho

Jair Oliveira Junior – jornalista

Alan Rogério Oliveira Simões de Melo – servidor

Maria Aparecida Pereira de Almeida – servidora

Cláudia Valéria Lemes – servidora

Mesa de honra

Compuseram a mesa de honra, ao lado do presidente do TRT-15, a ministra do Tribunal Superior do Trabalho, Morgana de Almeida Richa; a presidente do TRT da 9ª Região e do Coleprecor, desembargadora Ana Carolina Zaina; o desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, César Eduardo Temer Zalaf, representando o presidente daquela Corte, desembargador Ricardo  Mair Anafe; o procurador-chefe do Ministério Público da 15ª Região, Dimas Moreira da Silva; o secretário municipal de Justiça, Peter Panutto, representando o prefeito de Campinas, Dário Saadi; o presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região, juiz do trabalho Sérgio Polastro Ribeiro; a presidente da Seção de São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil, Maria Patrícia Vanzolini Figueiredo; e o servidor Ivan Bagini, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Federais da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Sindiquinze).

Confira abaixo fotos do evento.

Crédito: Paulo Arantes/ Comunicação TRT-15

Abertura do Ano Judiciário 2023

Unidade Responsável:
Comunicação Social