Presidente Samuel abre Semana Jurídica da PUC-Campinas
O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, desembargador Samuel Hugo Lima, promoveu na manhã desta segunda-feira, 2/10, a palestra de abertura da “LXVI Semana Jurídica - A Transformação Digital no Direito”, promovida pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC). Compuseram a mesa de trabalhos o diretor da Faculdade de Direito, Prof. Dr. Francisco Rossi, o representante dos docentes, Prof. Dr. Luis Guilherme Maziero, e o presidente do Centro Acadêmico XVI de Abril, João Gabriel Rainha Braga.
#ParaTodosVerem: Dr. Samuel, de terno e gravata, está em pé no palco, com microfone na mão, falando para estudantes que lotam auditório da PUC. Ao fundo, um telão grande exibe dados sobre audiência trabalhista. Na lateral direita, há um telão menor. No palco, ainda há três pessoas sentadas em cadeiras e cinco bandeiras, entre elas, a do Brasil e do Estado de São Paulo.
O diretor Francisco Rossi abriu a cerimônia agradecendo a todos os presentes e ao palestrante, que é ex-aluno da universidade. “É uma alegria enorme estar aqui abrindo essa Semana Jurídica, tendo como palestrante meu ex-aluno de Teoria Geral do Estado, que vejo hoje presidindo o principal tribunal da esfera trabalhista do país”, disse.
Antes de discorrer sobre o tema audiência trabalhista, o presidente do TRT-15 externou grande satisfação em voltar à universidade. “Vocês não imaginam a emoção de estar aqui com vocês nesta manhã, relembrando minha época de estudante na PUC-Campinas, onde entrei em 1976, tendo o Dr. Rossi como meu professor. Não precisei fazer cursos preparatórios para passar em concurso por causa da base que tive na PUC-Campinas. Aproveitem, pois vocês estão em uma universidade excepcional”, afirmou.
#ParaTodosVerem: Foto em plano americano. Dr. Samuel, de terno e gravata, está no palco, com microfone na mão, em frente a um telão com os dizeres: Audiência Trabalhista.
Em sua palestra, assistida também pela juíza auxiliar da Presidência do TRT-15, Daniela Macia Ferraz Giannini, o desembargador Samuel abordou pontos importantes do direito processual do trabalho e “desmistificou questões referentes à audiência trabalhista“. Pontuou também conceitos referentes à produção de prova, tipos de audiência trabalhista, ônus da prova, direitos e deveres dos litigantes no processo e as consequências com o não comparecimento das partes em audiência.
O presidente do TRT-15 reforçou ainda a importância da conciliação no Direito do Trabalho e falou sobre características necessárias a um bom advogado, o qual deve “saber se comunicar com o juiz, fazer uma boa petição e entender a quem pertence o ônus da prova”. Samuel Hugo Lima falou também sobre a questão da tecnologia no direito do trabalho. Ao final, respondeu perguntas dos participantes.
O evento tem como objetivo oferecer atualização e aprendizado contínuo aos profissionais do direito. Com uma programação diversificada, contendo mais de 25 palestras ministradas por especialistas, a Semana Jurídica abordará, até sexta-feira, temas como crimes cibernéticos, proteção de dados, mudanças nas relações de trabalho e regulamentação da inteligência artificial.
- 316 visualizações