Projeto Especializa & Equaliza é apresentado no Coleprecor

Projeto Especializa & Equaliza é apresentado no Coleprecor
Conteúdo da Notícia

Os presidentes e corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs) conheceram a experiência do TRT da 15ª Região com a secretaria única autorizada pela Resolução 296 do CSJT (artigo 21, parágrafo 2º) para reorganização das atividades em varas do trabalho. O projeto  “Especializa & Equaliza” permitiu maior equilíbrio na produtividade das unidades, a partir da parametrização de procedimentos e divisão de servidores. A força de trabalho é compartilhada e contribui, simultaneamente, para todos os processos em tramitação em todas as varas participantes, respeitando-se a precedência de cada processo.

Foram criadas subsecretarias especializadas em atividades processuais distintas, que concentram servidores de diferentes varas do trabalho, sob uma gestão unificada de recursos humanos.  “Quando começamos, não imaginava que acabaríamos realizando uma revolução”, afirmou a corregedora regional do TRT-15, desembargadora Rita de Cássia Penkal Bernardino de Souza. De acordo com a magistrada, a iniciativa surgiu numa tentativa de compensar a escassez de recursos humanos, assim como equilibrar o desempenho entre diferentes unidades. 

Desde agosto de 2022, a unidade piloto do projeto, o Fórum Trabalhista de São José do Rio Preto, melhorou 156 posições no Igest (Índice Nacional de Gestão de Desempenho) da Justiça do Trabalho. O Fórum Trabalhista de Bauru, que adotou a nova metodologia em dezembro último, já avançou 145 posições no Igest, e a 4ª Vara do Trabalho de Sorocaba evoluiu 169 posições. O detalhamento técnico do projeto foi apresentado pelo secretário da Corregedoria do TRT-15, Vlademir Nei Suato, durante a 4ª Reunião Ordinária do Coleprecor, finalizada nesta quarta-feira, 31/5, na sede do Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília.

Unidade Responsável:
Comunicação Social