TRT-15 completa quadro de desembargadores com posse de  Ana Cláudia Vianna e Marcelo Rufino

TRT-15 completa quadro de desembargadores com posse de  Ana Cláudia Vianna e Marcelo Rufino
Conteúdo da Notícia

O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, desembargador Samuel Hugo Lima, deu posse aos desembargadores Ana Cláudia Torres Vianna e Marcelo Magalhães Rufino na tarde desta sexta-feira (29/12). Os dois novos integrantes da Corte foram promovidos, respectivamente, pelos critérios de merecimento e antiguidade, e passam a ocupar a vaga decorrente da aposentadoria dos desembargadores Jorge Luiz Souto Maior e Fabio Allegretti Cooper. A nomeação de ambos os magistrados, assinada pelo presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva na quinta-feira, 28/12, foi publicada hoje no Diário Oficial da União. 

#ParaTodosVerem: Dra. Ana (de azul), Dr. Samuel (de cinza) e Dr. Marcelo (de preto) posam para foto no gabinete da Presidência, em frente as bandeiras

#ParaTodosVerem: Foto geral da cerimônia, com os empossandos, Dr. Samuel e a leitura do termo de posse

Ana Cláudia Torres Vianna e Marcelo Magalhães Rufino, que ingressaram na magistratura do trabalho do TRT-15 na mesma data, em 8/10/1993, assumiram o 54º e o 55º cargos da Corte, preenchendo as duas últimas cadeiras vagas no Plenário do Tribunal. A cerimônia foi realizada no Gabinete da Presidência, com a presença do vice-presidente administrativo e do vice-corregedor regional do TRT-15, os desembargadores José Otávio de Souza Ferreira e Manoel Carlos de Toledo Filho, da presidente do tribunal no biênio 2000-2002, desembargadora aposentada Eliana Felippe Toledo, da vice-presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região - AMATRA XV, juíza Regina Rodrigues Urbano, e de demais desembargadores, juízes, servidores e familiares dos empossados.

#ParaTodosVerem: Dra. Regina Urbano (de vermelho), ao lado dos novos desembargadores e do Dr. Samuel

Ao fazer uso da palavra, a juíza Regina Urbano parabenizou os novos desembargadores em nome da AMATRA XV no que classificou como um final de ano festivo para o TRT-15 com a posse sendo realizada no último dia útil de 2023. “Desejo muito sucesso na carreira e contem sempre com a nossa entidade associativa”, disse.

#ParaTodosVerem: Dra. Ana discursa olhando para sua família, sendo observada pelo Dr. Samuel e Dr. Marcelo

De alma inquieta, como se autodefine, a nova desembargadora do TRT-15, Ana Claudia Torres Vianna, se surpreendeu com a nomeação para o segundo grau de jurisdição ainda em 2023, um ano que considerou especial com muitas conquistas para sua família. “Era um sonho muito grande que eu tinha. Amei minha passagem pela primeira instância, mas no momento de maturidade, gostaria de estar no tribunal para compartilhar minhas ideias e meu trabalho”. Ana Cláudia lembrou com orgulho, como marco de sua história, ter sido a primeira juíza do primeiro Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas do TRT-15 (Cejusc-JT).  “Peço a Deus que preserve minha saúde e minha disposição para trabalhar nos processos, me envolvendo na cultura da paz”, assinalou.

#ParaTodosVerem: Dr. Marcelo discursa, sendo observado pelo Dr. Samuel e pela Dra. Ana Cláudia

O desembargador Marcelo Magalhães Rufino agradeceu a Deus, ao apoio incondicional da família e dos colegas de trabalho que contribuíram para a consolidação de sua carreira, em 30 anos dedicados à magistratura. “Ascender a esse cargo é uma vitória nossa, da minha esposa e dos meus filhos, que são as motivações para o trabalho. Agradeço também à família que é a 15ª Região. Os colegas de trabalho vão sendo incorporados em nossa vida. Trabalhamos unidos e aqui é minha segunda casa. Agradeço a todos que partilharam comigo”, finalizou.

#ParaTodosVerem: Dr. Samuel em primeiro plano, discursando

Encerrando a série de discursos, o presidente do TRT-15, desembargador Samuel Hugo Lima, destacou a experiência dos empossados, detalhando a trajetória de ambos no primeiro grau e reforçou a importância da devoção à judicatura. “A posse como desembargador é um momento também para revisitar a carreira e fazer novos compromissos e propostas. Não esqueçam daquele primeiro momento de juízes substitutos, não percam o primeiro amor pela magistratura. É momento de dar sequência ao trabalho de nossos antigos magistrados que começaram na 15ª, quando esse TRT era apenas um sonho”.

Currículos

#ParaTodosVerem: Dra. Ana Cláudia com sua família e o Dr. Samuel

Natural de Novo Horizonte, interior de São Paulo, a desembargadora Ana Cláudia Torres Vianna formou-se pela Faculdade de Direito de Bauru em 22/12/1990. Ingressou na magistratura do trabalho no TRT-15 em 8/10/1993, no cargo de juíza substituta. Em 8/5/1997, tomou posse e assumiu o exercício no cargo de Juíza Titular da Vara do Trabalho de Pindamonhangaba. Foi também  titular da 1ª Vara do Trabalho de Catanduva (de 5/8/1997 a 15/5/2005), da 2ª Vara do Trabalho de Campinas (de 16/05/2005 a 15/12/2013) e da 6ª Vara do Trabalho de Campinas (desde 16/12/2013). Atuou no 2º grau de jurisdição como juíza convocada na 7ª Câmara e na Seção de Dissídios Coletivos.

#ParaTodosVerem: Dr. Marcelo com sua família e o Dr. Samuel

O desembargador Marcelo Magalhães Rufino nasceu em Uberlândia (MG). Graduou-se pela Faculdade de Direito Riopretense, em 23/2/1989. Ingressou na magistratura do trabalho da 15ª Região em 8/10/1993, no cargo de juiz do trabalho substituto. Foi promovido, por antiguidade, ao cargo de juiz titular da Vara do Trabalho de Andradina em 25/10/1996, onde atuou até 2/3/1997. De 3/3/1997 a 4/8/1997, o magistrado foi titular da Vara do Trabalho de Itápolis e, posteriormente, esteve à frente da 2ª Vara do Trabalho de Catanduva, de 5/8/1997 a 18/12/2003. Desde 19/12/2003, Rufino exercia a titularidade da 3ª Vara do Trabalho de São José do Rio Preto. Também atuou no 2º grau na 6ª Câmara e na 1ª Seção de Dissídios Individuais.

Acesse ao álbum de fotos abaixo.

 

29/12/2023 - Posse dos desembargadores Ana Cláudia Vianna e Marcelo Rufino

Unidade Responsável:
Comunicação Social