TRT-15 participa de ação da Justiça do Trabalho na Corrida de São Silvestre

TRT-15 participa de ação da Justiça do Trabalho na Corrida de São Silvestre
Conteúdo da Notícia

Magistrados e servidores da Justiça do Trabalho estão difundindo informações sobre os malefícios do trabalho de crianças e adolescentes para atletas inscritos na 98ª Corrida da São Silvestre. Trata-se da campanha “Corra contra o trabalho infantil”, idealizada pelo Subcomitê de Trabalho Decente e Seguro do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo (TRT-2).  Até sábado, 30/12, quem passa para retirar os kits de corrida na Expo Center Norte interage com a equipe da JT e recebe cartilhas e panfletos. A juíza Eliana dos Santos Alves Nogueira, coordenadora do Juizado Especial da Infância e Adolescência (Jeia) de Franca e diretora do Fórum Trabalhista do município, representa o TRT-15 na iniciativa. A mais famosa corrida de rua do país foi escolhida para trazer visibilidade ao tema. Além da distribuição de material informativo, a equipe acolhe denúncias e encaminha às autoridades competentes. 

#ParaTodosVerem: No estande estão a Dra. Eliana, o corredor Renan Telles (de camiseta azul), as juízas Juliana Varela e Renata Beneti, o coordenador do subcomitê em SP desembargador Paulo Oliveira e o juiz que integra o subcomitê Gustavo Brocchi. A equipe está usando camiseta branca alusiva à campanha.

#ParaTodosVerem: Dra. Eliana, à direita, conversa com um casal de corredores da São Silvestre 

O grupo recebeu apoio do humorista Renato Aragão, que gravou vídeo sobre a campanha, e também da organização da corrida, que inseriu o símbolo cata-vento nas camisetas distribuídas aos corredores. A estimativa é de que 7 mil pessoas visitem o local diariamente, totalizando 50 mil nos quatro dias de campanha. O estande do TRT-2 está montado no Pavilhão Azul da Expo Center Norte (Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme, São Paulo-SP). 

Símbolo

O cata-vento colorido de cinco pontas, representando os cinco continentes, tornou-se ícone da luta pela erradicação do trabalho infantil. Significa movimento, sinergia e articulação de ações permanentes contra o trabalho precoce em todo o mundo. Traz também o sentido lúdico de alegria, que deve estar presente na vida das crianças.

Mitos

Parceira no evento, a Prefeitura de São Paulo divulga material pela desconstrução de mitos ligados ao trabalho infantil, por exemplo:

”É melhor trabalhar do que roubar ou usar droga” - É melhor estudar, brincar e ter oportunidade de uma vida melhor. Longe de afastar a criminalidade, o trabalho infantil torna crianças e adolescentes alvos de traficantes e outros criminosos;
”Criança e adolescente que trabalha se prepara para o mercado” - O trabalho infantil interfere na frequência e desempenho escolares e dificulta o acesso a oportunidades de formação para se conseguir um bom trabalho no futuro. Assim, trabalhar antes da hora leva ao desemprego e subemprego na vida adulta;
“Trabalhar não mata ninguém” - Mata, sim, e pode causar acidentes com danos irreversíveis. Só na cidade de São Paulo, foram registrados 807 acidentes de trabalho de crianças e adolescentes de 2017 a 2022.

Com informações da Diretoria de Comunicação do TRT-2 (SP)

Unidade Responsável:
Comunicação Social