TRT-15 participa de mutirão “Pop Rua Jud HumanizAção” em Campinas
O Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região participou do mutirão Pop Rua Jud HumanizAção, realizado nos dias 15 e 16 de junho em Campinas, com a finalidade de levar cidadania a pessoas em situação de vulnerabilidade social. O evento contou com a presença de diversas autoridades e colaboradores que trabalharam para levar serviço público, assistência social e saúde à população de rua.
A ação, coordenada pela Justiça Federal e realizada em parceria com diversos órgãos públicos e entidades civis, atende ao disposto na Resolução nº 425/2021, do Conselho Nacional de Justiça, que instituiu a Política Nacional Judicial de Atenção a Pessoas em Situação de Rua e suas interseccionalidades.
Nos dois dias da ação social, centenas de pessoas, a maioria em situação de rua, emitiram e regularizaram documentos sem custo, consultaram saldo de FGTS e PIS, requereram habilitação no seguro-desemprego e receberam orientação sobre benefícios sociais e previdenciários, direitos trabalhistas, oportunidades no mercado de trabalho e atendimento a imigrantes.
Os interessados ainda puderam se vacinar e realizar testagens rápidas para diversas enfermidades. Também foram realizados cortes de cabelo gratuitos e distribuídos kits de higiene e alimentação. Para o presidente do TRT-15, desembargador Samuel Hugo Lima, “eventos dessa natureza exortam o papel social que os órgãos públicos podem desempenhar, que vão muito além daqueles que lhes é delimitado pelo ordenamento jurídico friamente aplicado".
A presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, desembargadora Marisa Santos, esteve presente no evento e compareceu à sede judicial do TRT-15, onde se reuniu com os desembargadores João Alberto Alves Machado (vice-presidente judicial) e José Otávio de Souza Ferreira (vice-presidente administrativo), além dos juízes Daniela Macia Ferraz Giannini (auxiliar da Presidência), Flávio Landi (auxiliar da Vice-Presidência Administrativa).
A juíza auxiliar da Presidência do TRF-3, Marisa Cucio, e os juízes federais Renato Câmara Nigro e Jamille Morais Silva Ferrareto, também estiveram presentes na sede judicial do TRT-15 e participaram do evento que aconteceu no Largo do Rosário, local com alta incidência de pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Além de participar da reunião com a desembargadora presidente do TRF-3, as juízas do TRT-15, Ana Cláudia Torres Vianna e Marina Zerbinatti, foram responsáveis pelo atendimento do público que buscou informações sobre direitos trabalhistas. As magistradas foram auxiliadas pela servidora Janaína Camargo Fuzetti. “Foi um dia muito emocionante, que me trouxe enorme satisfação pessoal e profissional, a gente acaba recebendo muito mais do que doa”, afirmou a juíza Marina Zerbinatti.
- 472 visualizações