TRT-15 promove série de encontros para fortalecer a cultura da conciliação
O Tribunal Regional do Trabalho da 15 ª Região promoveu, entre os dias 3 e 5/7, vários encontros com representantes de empresas e de instituições, a fim de fomentar e aprimorar a cultura da conciliação. A iniciativa envolve um trabalho conjunto de diversos setores do tribunal, especialmente a Presidência, a Vice-Presidência Judicial e o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Nupemec), responsável por traçar as diretrizes dos Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas da Justiça do Trabalho (Cejusc) de primeiro e segundo graus.
Na segunda-feira, 3/7, o TRT-15 dialogou com os assessores jurídicos Sérgio Aparecido Macário e Cleonice Cruz Soares, da Fundação Casa.
Na parte da tarde, foi a vez dos representantes da Schaeffler Brasil, Pedro Carrion, Aldo José Fossa de Sousa Lima e Juliana Segatto, que se reuniram virtualmente com os membros do TRT-15.
Na terça-feira, 4/7, o Tribunal recebeu a visita do diretor regional e do gerente jurídico trabalhista do Ciesp Campinas, respectivamente, José Henrique Toledo Corrêa e Roberto Bandiera Jr.
À tarde, o corpo jurídico da Latam Airlines Brasil, representado pelas advogadas Cássia Baiardi e Patrícia Bachega, pôde conhecer de forma mais aprofundada as políticas de conciliação adotadas pela 15ª.
Na quarta-feira, 5/7, a reunião, em formato híbrido, ocorreu com a General Motors, representada pela diretora jurídica trabalhista, Daniela Mello, pelo gerente jurídico trabalhista, Eduardo Rodrigues, e pela advogada trabalhista do contencioso Francine Pena.
À tarde, o TRT-15 reuniu-se com a comitiva da Caixa Econômica Federal, composta pelo coordenador jurídico, Marcelo Machado Carvalho, e pelo advogado Rogério Santos Zacchia.
O presidente do TRT-15, desembargador Samuel Hugo Lima, ressaltou a importância dos encontros para o fortalecimento da política de conciliação do Tribunal e evidenciou o benefício da participação efetiva dos litigantes na resolução consensual das questões trabalhistas. “A conciliação representa uma das bases estruturantes da Justiça do Trabalho. Por meio do diálogo construtivo, as partes procuram resolver o litígio da forma mais benéfica para ambas, sem necessidade de recorrer a uma solução arbitral.”
Comandados pelo presidente do TRT-15, os encontros contam, em sua maioria, com a participação dos desembargadores João Alberto Alves Machado (vice-presidente judicial), Wilton Borba Canicoba (coordenador do Nupemec) e Fábio Bueno Aguiar. Também acompanham as reuniões os juízes auxiliares da Presidência, Daniela Macia Ferraz Giannini e Levi Rosa Tomé, e da Vice-Presidência Judicial, Guilherme Guimarães Feliciano, além da coordenadora do Cejusc de 2º Grau, juíza Dora Rossi Goes Sanches e os servidores Evandro Cesar Garcia Coelho e Sabrina Rosa Marcondes Facchini.
- 1008 visualizações