TRT-15 recebe visita de estudantes com transtorno do espectro autista
Na manhã de terça-feira, 26/9, sete alunos do Instituto SER - Senso Educação Reintegrada - visitaram as dependências da sede judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região. O grupo de jovens e adultos com transtorno do espectro autista e síndromes associadas foi acompanhado pelos professores Rayane Marquiori Alves, Adalberto Bachega e Felipe Henrique da Fonseca.
#ParaTodosVerem: Doze pessoas em frente a fachada do tribunal, sendo sete alunos uniformizados, vestindo camiseta azul clara, acompanhados de professores e do desembargador Fabio Aguiar
A Escola Judicial do TRT-15 conduziu a visita dos estudantes, que foram recepcionados no Plenário da Corte pelo vice-diretor da EJud-15, desembargador Luiz Felipe Paim da Luz Bruno Lobo, e pelos desembargadores João Batista Martins César e Fábio Bueno de Aguiar, membros do Comitê Gestor de Equidade de Gênero, Etnia, Diversidade e de Tratamento em relação à Pessoa com Deficiência do TRT-15.
#ParaTodosVerem: Desembargador Luiz Felipe Lobo, de toga, conversa com os alunos, que estão sentados no plenário do TRT-15.
Este é o segundo ano que o TRT-15 abre suas portas para os alunos do Instituto SER, sendo o primeiro tribunal do país a receber estudantes com deficiência intelectual em sua sede. Nas palavras do desembargador Fábio Aguiar, pai da aluna Mariana e grande idealizador da visita, “ações como essa colocam em prática o princípio da inclusão universal, segundo o qual "aonde um vai, todos têm o poder de ir”. Significa dizer que todos são iguais e podem exercer o direito à cidadania e conhecer a "Casa da Justiça", pois cada um dos educandos, a seu modo, possui discernimento de que é no nosso Tribunal que se concilia e que se julga os processos trabalhistas”.
Para registrar sua mensagem aos visitantes, o desembargador Fábio Aguiar, vestiu a toga e trocou de lugar com os visitantes, que ocuparam o plenário, enquanto o magistrado se colocou na tribuna. Na qualidade de pai de uma das educandas e se colocando como amigo e admirador de cada um dos visitantes, o desembargador se declarou apaixonado pelo tema inclusão e mencionou a importância de garantir às pessoas com deficiência o direito de estar presentes nos espaços públicos, inclusive na condição de trabalhadores.
Ao dar boas-vindas ao grupo, os desembargadores Luiz Felipe Bruno Lobo e João Batista Martins César declararam sua satisfação em receber a visita e enfatizaram a importância da prática de ações que promovam a inclusão de pessoas com deficiência e a sua aproximação com os órgãos do Judiciário.
Os professores Adalberto, Felipe e Rayane também participaram da dinâmica e vestiram a toga para testemunharem a dedicação e o esforço dos alunos, além de registrarem mensagens de admiração, afeto e incentivo.
Ainda no Plenário, o servidor do TRT-15 Adriano Celestino Ribeiro Basto, diagnosticado com transtorno do espectro autista, compartilhou sua trajetória de vida e sua carreira no Tribunal. Dividindo memórias de dificuldades e de superação, o servidor, que já desenvolveu programas facilitadores da tramitação processual eletrônica, incentivou os alunos a sempre acreditarem em suas capacidades.
#ParaTodosVerem: Alunos sentados em cadeiras pretas assistem ao julgamento presidido pelo desembargador José Carlos Ábile.
A visita seguiu com a apresentação do vídeo institucional que conta a história do TRT-15. Na sequência, os visitantes seguiram para o 10º andar, onde foram recebidos pelo desembargador José Carlos Ábile, presidente da 1ª Turma, e assistiram parte de uma sessão de julgamento.
No 4º andar os alunos conheceram o Centro de Memória, Arquivo e Cultura - CMAC do Tribunal, espaço destinado a contar a história da Justiça do Trabalho e da 15ª Região, por meio de documentos, fotografias e obras de arte.
A atividade foi finalizada no Espaço Cultural Desembargador Eurico Cruz Neto, localizado no 1º andar do edifício, onde foi servido um lanche aos estudantes. Antes de retornarem ao Instituto SER, os visitantes posaram para uma última foto em frente à sede do TRT-15.
Confira mais fotos da visita.
- 808 visualizações