TRT-15 sedia 37ª Reunião do Colégio de Ouvidores da Justiça do Trabalho
O Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região sedia, na segunda e na terça-feira, dias 13 e 14/11, a 37ª Reunião do Colégio de Ouvidores da Justiça do Trabalho (Coleouv). O evento tem como objetivo promover debates sobre as estratégias inovadoras nas ouvidorias da Justiça do Trabalho e estimular a colaboração entre os tribunais para fortalecer o desempenho institucional, visando garantir uma relação positiva entre o sistema judiciário trabalhista e a comunidade.
#ParaTodosVerem: fachada do TRT-15. Uma tarja transparente vertical, localizada à esquerda,traz as logomarcas do Coleouv, no alto, apoio da Amatra15, no centro, e no rodapé, a do TRT-15. Na horizontal, no alto e no rodapé da imagem, há duas tarjas em vermelho, com os dizeres em branco: 37ª Reunião do Colégio de Ouvidores da Justiça do Trabalho - Coleouv (em três linhas); 13 e 14 de novembro de 2023 - Edifício-Sede do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região - Campinas/SP (também em três linhas)
O encontro contará com a participação dos ouvidores do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a ministra Delaíde Alves Miranda Arantes e o conselheiro Luiz Fernando Bandeira de Mello, do presidente do Coleouv, desembargador do TRT-4 (RS), Clóvis Fernando Schuch Santos, e dos demais representantes das ouvidorias dos tribunais trabalhistas, que serão ciceroneados pelos desembargadores Samuel Hugo Lima,presidente do TRT-15, e Antonia Regina Tancini Pestana, ouvidora do Regional.
A reunião terá início na manhã de segunda-feira, às 10 horas. A programação inclui uma série de palestras com especialistas renomados e abordagem de assuntos como o papel das ouvidorias na implementação da política judiciária de enfrentamento à violência contra a mulher, as manifestações do "clickbait", a relevância da perspectiva de gênero na proteção de direitos fundamentais, integridade, “compliance” e canal de denúncias, além da aplicação de inteligência artificial no Judiciário Trabalhista. Também será lançado o livro “Trabalho Decente”, de autoria da ministra Delaíde Arantes.
A reunião culminará com a eleição da nova diretoria do Coleouv (Gestão 2024), na tarde de terça-feira, 14/11. “As ouvidorias exercem uma função imprescindível no Judiciário, estabelecendo um canal de comunicação direta e de atendimento aos anseios dos cidadãos. Nos sentimos honrados em receber um evento dessa envergadura, que abordará as questões mais prementes no campo das ouvidorias da Justiça do Trabalho”, assinala o presidente do TRT-15, desembargador Samuel Hugo Lima.
Para a ouvidora da 15ª Região, desembargadora Antonia Pestana, o encontro deverá enriquecer o debate sobre as ouvidorias e fortalecer a atuação da Justiça do Trabalho em prol da sociedade. “Estamos ansiosos para receber colegas de todo o país e compartilhar nossas experiências, aprendizados e melhores práticas”, complementa.
Confira a programação completa.
Sobre o Coleouv
Criado em 2012, o Colégio de Ouvidores da Justiça do Trabalho é uma sociedade civil, de âmbito nacional, sem fins lucrativos, integrado pelos membros dos Tribunais Regionais do Trabalho que estiverem exercendo os cargos de Ouvidores. O Coleouv tem o objetivo de contribuir para elevar continuamente os padrões de transparência, presteza e segurança das atividades dos ouvidores da Justiça do Trabalho, criando uma entidade de classe mais unida e em prol de melhorias em sua atuação.
- 289 visualizações