Uso consciente da água
A água é um recurso fundamental para a sobrevivência do ser humano. Ainda que 70% do planeta Terra seja coberto por água, apenas 1% desse volume é considerado potável. Esse percentual encontra-se distribuído de modo desigual em todo o mundo e, além disso, é constantemente ameaçado de escassez e contaminação.
Hoje, já não há água suficiente para atender a necessidade de consumo de toda a população mundial. De acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU), cerca de 2,2 bilhões de pessoas no mundo não têm acesso a água potável segura. Não há saneamento básico adequado para mais de 4 bilhões.
Segundo a ONU, a tendência é que a demanda continue subindo, pois enquanto a população e o consumo aumentam ano após ano, o volume de água potável disponível no mundo não só permanece o mesmo, como também sofre ameaças de redução, em razão da poluição de rios e lagos, do desmatamento, do desperdício e das mudanças climáticas.
Com os episódios de crise hídrica sendo cada vez mais recorrentes, a pauta do consumo consciente de água passou a ser vista não apenas como uma iniciativa, mas como um ato de necessidade e civilidade. Por isso, pensar em um consumo consciente de água é cada vez mais vital. Cada pessoa tem a capacidade e a responsabilidade de contribuir para o consumo consciente de água, buscar alternativas e colaborar para garantir a oferta de água para todos.
Abaixo há 8 dicas para um consumo consciente da água:
1- Deixe a torneira fechada ao escovar os dentes, fazer a barba e ao passar sabão na louça.
2- Priorize banhos curtos. Cinco minutos são suficientes para fazer a limpeza do corpo.
3- Organize a louça antes de lavá-la. Utilize uma bacia para deixar os utensílios de molho e amolecer a sujeira, lave toda a louça e enxágue tudo de uma única vez.
4- Espere juntar uma quantidade de roupas suficiente para lavar.
5- No jardim, evite regar as plantas nos horários de sol forte. Regar o gramado ou o jardim antes das 10 horas da manhã e depois das 7 horas da noite previne o excesso de evaporação. No inverno, é possível regar as plantas dia sim, dia não.
6- Use a vassoura para limpar o quintal, a calçada ou as áreas comuns de prédios.
7- Use um balde e um pano para limpar o carro.
8- Use cisternas para fazer a captação e armazenar a água da chuva. Você pode reutilizar essa água em regas, na limpeza do quintal, dos pisos, entre outros.
Esses são hábitos que devem ser incorporados à vida dos brasileiros não só em períodos de estiagem, mas em todas as estações do ano, para preservar a água e o meio ambiente.
- 621 visualizações