VT de Rio Claro recebe visita de aprendizes do Senac

VT de Rio Claro recebe visita aprendizes do Senac
Conteúdo da Notícia

A Vara do Trabalho de Rio Claro recebeu nesta quarta-feira, 3/5, treze estudantes que estão no Programa de Aprendizagem do Senac. A visita, primeira experiência dos aprendizes na VT de Rio Claro, integra um programa de aulas teóricas e práticas sobre direitos e cidadania, e teve o acompanhamento das professoras Luciana Chaddad e Jaqueline Rios.

Durante a visita de aproximadamente 2 horas e meia, os estudantes puderam acompanhar quatro audiências de instrução realizadas de forma presencial pelos magistrados Lucas Falasqui Cordeiro e Lady Ane Della Rocca sobre casos que envolviam reversão de justa causa, trabalho nas férias e assédio moral. Os temas dos processos julgados no dia foram previamente escolhidos pelas servidoras Naara de Lucas Barbalho e Michelli Cristina Borges Sampaio, com ênfase no cotidiano dos trabalhadores, para facilitar a compreensão das discussões pelos estudantes.

Para enfatizar a atuação conciliatória da Justiça do Trabalho, a servidora Verônica Cristina Petruz de Souza expôs sobre a importância das audiências de mediação, pautadas por uma informalidade que permite o diálogo entre as partes.

Após o encerramento da pauta, os juízes Lucas Cordeiro e Lady Ane Della Rocca fizeram uma breve exposição sobre a importância da Justiça do Trabalho para a pacificação social e sobre o poder transformador do estudo para desenvolvimento profissional, seja na iniciativa privada ou através do concurso público. O magistrado afirmou que a experiência de receber os aprendizes do Senac na VT de Rio Claro foi uma “oportunidade de reforçar, na prática, o que é aprendido por eles em sala de aula sobre a justiça restaurativa e retributiva, mas principalmente de promover, de um modo leve e descontraído, a aproximação da Justiça do cidadão brasileiro”.

Unidade Responsável:
Comunicação Social