22 de maio - Dia Internacional da Biodiversidade
O Dia Internacional da Biodiversidade (termo que resulta da contração de “diversidade biológica”) é celebrado em 22 de maio, e foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em dezembro de 2000. A data busca aumentar a conscientização e compreensão sobre a importância da variedade de vida no planeta e de sua conservação.
Atualmente, a biodiversidade é considerada em três níveis: diversidade de espécies, genética e de ecossistemas. Ela desempenha um papel vital em nossa vida cotidiana, fornecendo alimentos, medicamentos, ar limpo, água e muitos outros serviços ecossistêmicos essenciais. E é tão essencial, que diversos estudos têm revelado a estreita ligação entre perda de biodiversidade e pandemias.
Não há dúvida de que a atividade humana tem sido nefasta à preservação da biodiversidade, em razão de desmatamento, exploração excessiva de recursos, presença de espécies invasoras, contaminação ambiental, destruição de habitat, entre muitos outros.
Ações coletivas e individuais podem ajudar a retardar o problema, focando em: mobilidade e alimentação sustentável, consumo responsável, reciclagem, educação ambiental para as crianças e quaisquer outras com foco na manutenção e na proteção da biodiversidade.
O Tribunal Regional do Trabalho está atento à seriedade do tema e se empenha em atingir as metas do seu Plano de Logística Sustentável1, tendo alcançado em 2023 redução de 78,30% no consumo de papel e de 58,53% na utilização de copos descartáveis. Ainda, a gestão de reformas e construções alcançou 100% de aderência aos critérios de sustentabilidade.
Assim, o Regional alinha-se aos princípios da Agenda 2030 da ONU, em especial, aos seguintes Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: ODS 12 - Produção e Consumo Sustentáveis; ODS 13 - Ação contra a mudança Global do Clima; ODS 14 - Vida na Água e ODS 15 - Vida Terrestre.
Coordenadoria de Sustentabilidade, Acessibilidade e Integridade
ASSESSORIA DE GESTÃO ESTRATÉGICA - TRT15
- 809 visualizações