Câmara de Campinas institui o Dia Municipal da Conscientização sobre Prevenção de Doenças e Acidentes de Trabalho
Na última quarta-feira, 8/5, o vice-presidente judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, desembargador João Alberto Alves Machado, e a juíza titular da 3ª Vara do Trabalho de Campinas, Marina de Siqueira Ferreira Zerbinatti, estiveram presentes na Câmara Municipal de Campinas para acompanhar a sessão de votação do Projeto de Lei Ordinária n. 106/2024, que instituiu o dia 28 de abril como Dia Municipal da Conscientização sobre Prevenção de Doenças e Acidentes de Trabalho. De autoria do vereador Marcelo Silva, o projeto de lei foi aprovado por unanimidade.
#ParaTodosVerem: vereador Marcelo Silva, Dra. Marina Zerbinatti, Dr. João Alberto e o presidente do Legislativo campineiro, vereador Luiz Rossini estão de pé, posando para foto no plenário da Câmara
A data adotada pelo Legislativo Municipal é inspirada na “Campanha Abril Verde”, promovida pelo Programa Trabalho Seguro e visa à conscientização sobre a importância da adoção de medidas de prevenção de acidentes e doenças do trabalho. A iniciativa faz referência ao Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho e ao Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, também celebrado em 28/4.
O TRT-15, por seu Comitê do Trabalho Seguro tem promovido diversas ações voltadas à propagação do “Abril Verde”, como a realização de seminários e o diálogo com Poder Legislativo e Executivo de Campinas. A Câmara Municipal de Campinas aderiu à campanha iluminando a fachada do edifício com a cor verde, promovendo Programa Questão de Ordem da TV Câmara sobre o tema.
Para o vice-presidente judicial, João Alberto Machado, o engajamento dos órgãos públicos e entidades privadas com o Movimento Abril Verde é fundamental para a propagação da cultura de prevenção e segurança no trabalho. A juíza Gestora do Programa Trabalho Seguro, Marina de Siqueira Ferreira Zerbinatti, ressaltou a importância da adesão dos outros Poderes ao tema da segurança e saúde no trabalho que, além da iluminação verde dos prédios públicos, ensejou a aprovação do PLO 106/2024 de iniciativa do Vereador Marcelo Silva, no último dia 8 de maio, por unanimidade.
- 506 visualizações