Desembargadora Antonia Pestana encerra gestão no Coleouv destacando avanços nas ouvidorias trabalhistas
A cidade de Belo Horizonte foi palco, entre os dias 27 e 29 de novembro, do 41º Colégio de Ouvidores da Justiça do Trabalho (Coleouv). O evento marcou o encerramento da gestão da ouvidora do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, desembargadora Antonia Regina Tancini Pestana, à frente do Colégio, que, durante seu mandato, buscou fortalecer as ouvidorias como espaços de escuta ativa e de construção de soluções eficazes para o cidadão. Realizado no auditório da Escola Judicial do TRT-MG, o evento reuniu ouvidores e vice-ouvidores da Justiça do Trabalho de todo o país e contou também com a participação de magistrados, gestores e servidores. Do TRT-15 estiveram presentes os desembargadores Helcio Dantas Lobo Junior (vice-presidente administrativo eleito para o biênio 2024-2026) e Edmundo Fraga Lopes (ouvidor eleito para o biênio 2024-2026), e o juiz Guilherme Guimarães Feliciano (titular da 1ª Vara de Taubaté e conselheiro do Conselho Nacional de Justiça/ CNJ), que foi condecorado com a Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho Desembargador Ari Rocha.
#ParaTodosVerem: foto geral dos participantes do Coleouv.
Ao longo de sua gestão, a presidente do Coleouv trabalhou para promover o intercâmbio de experiências entre os tribunais trabalhistas e a implementação de práticas que melhoram o atendimento ao público. “As ouvidorias têm se consolidado como um canal democrático e acolhedor, contribuindo para o fortalecimento da Justiça do Trabalho e a confiança da sociedade em nossas instituições. Nosso trabalho ao longo deste ano priorizou a melhoria contínua dos serviços, o estímulo ao diálogo e a integração entre os tribunais”, destacou a desembargadora Antonia Pestana.
Durante o evento, realizado no auditório da Escola Judicial do TRT-MG, os participantes discutiram temas essenciais para o aprimoramento das ouvidorias, como o uso da tecnologia, incluindo inteligência artificial, para modernizar os serviços e integrar canais de comunicação. Oficinas práticas abordaram o acolhimento de vítimas de assédio e discriminação, promovendo a construção de protocolos voltados à resolução de conflitos e à garantia de um ambiente seguro e inclusivo.
A cerimônia também foi marcada pela eleição da nova diretoria do Coleouv para o biênio 2024-2025. Foram eleitos para a nova gestão os desembargadores Marcello Maciel Mancilha, do TRT-ES, presidente; Jorge Orlando Ramos, do TRT-RJ, vice-presidente; e Maria Cristina Diniz Caixeta, vice-ouvidora e ouvidora da mulher do TRT-MG, foi eleita secretária do Colégio.
- 253 visualizações