Escola Judicial promove integração de mais 15 novos servidores

Escola Judicial promove integração de mais 15 novos servidores
Conteúdo da Notícia

Cerca de 15 novos servidores recém-ingressos no Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região no período de novembro de 2023 a março de 2024 iniciaram nesta segunda-feira, 13/5, as atividades presenciais do programa de “Integração de novos servidores e novas servidoras”, que se estende até quarta-feira, 15/5, somando 16 horas para os lotados no primeiro grau, e 12h e 30 minutos para os demais participantes. Os encontros, coordenados pela Escola Judicial da 15ª, são realizados das 9h às 17h nos auditórios 3 e 4 da Ejud 15.

#ParaTodosVerem: novos servidores estão de pé, posando para foto no auditório da Ejud-15

Na primeira parte do programa, a cargo do Comitê Gestor Local de Pessoas da 15ª, os novos integrantes foram recepcionados pelo desembargador Marcelo Garcia Nunes e pela servidora Paula Toniatti, que integram o Comitê de Ética do Tribunal. Coube ao desembargador Marcelo Garcia fazer uma primeira apresentação do tema “ética” aos novos servidores.  Ele ressaltou a importância da ética moral como base do bom funcionamento do trabalho e dos relacionamentos interpessoais, e afirmou que grande parte dos problemas que vivenciamos hoje no país se deve a uma crise “ética”. Como servidores, o papel de cada um é servir, mas sem prescindir da alegria, do bom humor e do espírito colaborativo. Nesse sentido, o magistrado discorreu em linhas gerais sobre as principais características que se esperam do servidor público, especialmente sobre sua conduta pessoal pautada na integridade, honra e dignidade.

 Programação

Na tarde do primeiro dia, as servidoras Adelina Maria Pessinatti Ohashi e Francielle Barbosa Prado, psicólogas da equipe psicossocial da Secretaria de Saúde do TRT-15, deram as boas-vindas aos novos servidores com uma apresentação sobre as Relações de Trabalho e Qualidade de Vida. Em seguida, e encerrando a programação do primeiro dia, eles visitaram o Centro de Memória, Arquivo e Cultura (Cmac). 

Na terça-feira, 14/5, a programação da integração seguiu com a palestra “Sou do TRT-15, e agora?”, a cargo da equipe de Gestão de Pessoas, formada pelas servidoras Carolina Carnevalli e Renata Chaib Beltramelli. Na sequência, o servidor da Setic da 15ª Victor Alberto de Barros conduziu a oficina “Google Workspace”, sobre a utilização básica das ferramentas que compõem o ambiente, a operação dos recursos dos aplicativos e atalhos de teclado para executar tarefas com maior eficiência, entre outros.

No período da tarde, o servidor Fauzi El Kadri Filho, fisioterapeuta do TRT-15, abordou o tema “Construindo um ambiente de trabalho saudável”, em que discutiu, entre outros, como aprimorar as medidas preventivas sobre ergonomia, principalmente para quem esteja em teletrabalho. Encerrando a programação do segundo dia de integração, o juiz José Antônio Gomes de Oliveira, titular da 1ª Vara do Trabalho de São José do Rio Preto, apresentou a palestra “Ética no Serviço Público”.

No terceiro e último dia do programa, os novos servidores assistiram a uma aula sobre Educação Financeira, a cargo do auditor, educador financeiro e escritor Eneias Christiano Ceneviva Euler. À tarde, e apenas para os novos servidores lotados na primeira instância, a programação contou ainda com uma atividade sobre Organização e Fluxo do Trabalho, conduzida pelo juiz Luís Rodrigo Fernandes Braga, titular da 10ª VT de Campinas.

Unidade Responsável:
Comunicação Social