Especializa & Equaliza: Secretaria Conjunta é inaugurada no Fórum Trabalhista de São José dos Campos
Dando sequência à implantação do Projeto Especializa & Equaliza, o presidente e a corregedora do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, desembargadores Samuel Hugo Lima e Rita de Cássia Penkal Bernardino de Souza, inauguraram oficialmente na segunda-feira, 28/10, a Secretaria Conjunta do Fórum Trabalhista de São José dos Campos. O evento, realizado no Dia do Servidor Público, rendeu homenagens àqueles que fazem a 15ª Região.
#ParaTodosVerem: presidente e corregedora aplaudem placa alusiva de inauguração, após descerramento.
Iniciativa da Corregedoria Regional, o Projeto Especializa & Equaliza consiste em racionalizar o trabalho, com a criação de uma secretaria conjunta, organizada em equipes de servidores agrupados por especialidade conforme o momento da tramitação processual (conhecimento, liquidação e execução), servindo a um fórum ou a um conjunto de Varas do Trabalho.
#ParaTodosVerem: a desembargadora Rita Penkal fala ao microfone no púlpito ao lado da placa e de bandeiras. Ao fundo, na parede, um poster exibe a imagem da fachada do Fórum Trabalhista.
A corregedora, desembargadora Rita Penkal, abriu a série de discursos parabenizando todos os servidores, em especial, os do Fórum, cujo engajamento foi crucial na implantação do Especializa & Equaliza, iniciado em abril de 2023. “Vale destacar que uma transformação como essa não se concretiza apenas por meio de normas emitidas pela administração do tribunal e nem se limita à decisão dos magistrados de adotar novos caminhos. A construção de modelos mais eficientes requer diariamente o comprometimento de todos os envolvidos”, assinalou. A magistrada enfatizou ainda a parceria com a OAB e todos os integrantes do Fórum, que foi fundamental para a consolidação do projeto, caracterizado pela customização de acordo com a realidade local.
#ParaTodosVerem: a juíza Maria Lúcia fala ao microfone no púlpito. Ao fundo, na parede, um poster exibe a imagem da fachada do Fórum Trabalhista.
Representando a coordenadoria do Projeto Especializa & Equaliza no Fórum Trabalhista de São José dos Campos, composta também pelo juiz Roberto dos Santos Soares, a magistrada Maria Lúcia Ribeiro Morando, se colocou à disposição dos advogados, dos servidores e da Corregedoria. “Nós queremos integrar essa Secretaria de forma que possamos parametrizar o máximo possível para que a eficiência seja garantida no nosso trabalho e que a entrega da prestação jurisdicional seja feita com qualidade e rapidez”, disse.
#ParaTodosVerem: o servidor Paulo Matheo fala ao microfone no púlpito. Ao fundo, na parede, um poster exibe a imagem da fachada do Fórum Trabalhista.
O diretor da Secretaria Conjunta, Paulo Alexandre Matheo Prianti Chaves, cumprimentou a comunidade do FT, agradecendo os funcionários terceirizados, OAB, os magistrados, em especial a juíza Antônia Santana, pela oportunidade de poder ajudar na implantação do Especializa, e elogiou os servidores, “que abraçaram o projeto e fizeram acontecer”.
#ParaTodosVerem: o advogado Diego Costa fala ao microfone no púlpito ao lado da placa e de bandeiras. Ao fundo, na parede, um poster exibe a imagem da fachada do Fórum Trabalhista.
Diego da Rocha Costa, da Comissão de Direito do Trabalho da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção de São José dos Campos, destacou o bom relacionamento do órgão com os magistrados e servidores do Fórum, o que facilitou as tratativas e participação na implantação do projeto. “Estamos aqui para contribuir. Nós não queremos interferir, mas podemos ser uma peça participativa para ter uma justiça célere e efetiva”.
#ParaTodosVerem: o presidente Samuel fala ao microfone no púlpito. Ao fundo, na parede, um poster exibe a imagem da fachada do Fórum Trabalhista.
O presidente Samuel Lima fez uma homenagem especial à desembargadora Rita Penkal pela coragem de implantar o projeto, aos servidores, na pessoa de Paulo Matheo, pelo Dia do Servidor Público, e à juíza Antônia, diretora do Fórum Trabalhista, que será promovida ao cargo de desembargadora. “Este momento simboliza a concretização de um projeto inovador e também a valorização de todos os que dedicam suas vidas ao serviço público. É um reconhecimento ao esforço incansável de cada servidor e servidora que, diariamente, contribui para a construção de um sistema de justiça mais eficiente e acessível a todos”, ressaltou.
#ParaTodosVerem: o presidente Samuel, a corregedora Rita Penkal e a juíza Antônia Santana posam para foto com demais convidados e representantes da OAB ao lado da placa alusiva.
Prestigiaram o evento o diretor do Fórum da Justiça Federal de São José dos Campos, Antônio André Muniz, além dos juízes trabalhistas locais, diversos advogados e servidores. A abertura contou com a apresentação do Coral do Fórum Trabalhista de São José dos Campos, que interpretou as canções Tocando em Frente (Renato Teixeira), Floresce (Rionegro & Solimões) e Roda Viva (Chico Buarque).
#ParaTodosVerem: Coral do Fórum Trabalhista se apresenta no evento.
#ParaTodosVerem: imagem do público acompanhando a solenidade.
Sala de Amamentação
#ParaTodosVerem: Dra. Antônia, Dr. Samuel e Dra. Rita estão na sala de amamentação com os representantes da OAB. Ao fundo, duas poltronas e brinquedos.
O presidente Samuel e a corregedora Rita Penkal conheceram, ao lado da juíza Antônia Santana e de advogados, a Sala de Amamentação, uma iniciativa da OAB em parceria com o Fórum Trabalhista, que foi inaugurada no início de agosto em alusão ao Dia da Amamentação e ao Agosto Dourado, campanha da Organização Mundial de Saúde para disseminar ações e informações sobre a importância do aleitamento materno. O espaço, equipado com duas poltronas e decoração lúdica, fica no mezanino do Fórum Trabalhista à disposição dos jurisdicionados.
- 768 visualizações