Estudantes de Direito da faculdade Anhanguera visitam sede do TRT-15
Aproximadamente 100 alunos do curso de Direito da Faculdade Anhanguera, unidades de Jundiaí e Campinas (Taquaral e JB Dunlop) visitaram a sede do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, em Campinas, na tarde desta quarta-feira (13/3). Os estudantes da unidade de Jundiaí estavam acompanhados das professoras Ana Paula Barbosa Izidoro, Gless Paula Melo dos Santos, Ana Pinton e Graziela Pontes de Siqueira Flavio. Os universitários das unidades de Campinas estavam acompanhados dos professores Felipe Rodrigues Xavier (Taquaral), Mary Lucia Gonçalves Ferraz e Adriana Emilia Heitmann Gonçalves (JB Dunlop). A visita teve o intuito de apresentar aos futuros bacharéis a estrutura e o funcionamento da 2ª instância da Justiça do Trabalho, e teve o acompanhamento da servidora Jusleine Aparecida Serasi, da Escola Judicial, organizadora do evento.
#ParaTodosVerem: Estudantes posam para foto na entrada da sede do TRT-15
#ParaTodosVerem: A servidora Ednamara com microfone nas mãos explica sobre as sessões.
Inicialmente, os alunos posaram para a foto oficial, em frente ao edifício-sede da Corte. Depois, se dirigiram ao Plenário Ministro Coqueijo Costa, no 3º andar, onde foram primeiramente recebidos pela servidora do Gabinete da Secretaria-Geral Judiciária, Ednamara Aparecida Gonçalves Câmara, que explicou como funcionam as sessões do Pleno.
#ParaTodosVerem: Foto do desembargador Carlos Bosco.
Na sequência, o desembargador Carlos Alberto Bosco deu as boas-vindas aos estudantes. “A visita é uma oportunidade única, pois é uma proximidade, uma possibilidade de estarmos juntos e permutar experiências. A estrada da vida é cheia de percalços, cheia de aprendizados, e estarmos aqui hoje é uma oportunidade que se revela. Então posso dizer que é uma alegria rever alunos, professores e ter este contato com a comunidade, só assim o julgador consegue prestar uma jurisdição de qualidade. Até porque a sentença vem de sentir e temos que sentir, avaliar para se colocar dentro de um aprendizado efetivo”.
#ParaTodosVerem: Os estudantes no Centro de Memória prestam atenção nas explicações da servidora Flavia.
Em seguida, os alunos visitaram as instalações no 4º andar do Centro de Memória, Arquivo e Cultura (Cmac), espaço destinado a recolher, preservar e garantir o acesso aos documentos de guarda permanente produzidos pela instituição. Sob a orientação das servidoras do Cmac, Flavia de Matos Rodrigues e Daniele Abid Dallacqua Cristofoletto, os alunos puderam aprofundar seus conhecimentos sobre a história do trabalho, da Justiça do Trabalho e do TRT-15, contada por meio de documentos, fotografias e obras de arte.
#ParaTodosVerem: Universitários, sentados, na sala da Escola Judicial assistindo à palestra do desembargador Fabio Aguiar.
O estudante Reginaldo Venâncio Godoy relata que a visita à sede do Tribunal é um momento impactante e agrega na sua formação acadêmica. Para a universitária Nelissa de Paula Magerote Fuim, conhecer o TRT-15 é “oportunizar aos estudantes de direito a aproximação de uma das facetas da atividade jurídica. É gratificante, tendo em vista que vivenciamos aquilo que só conhecemos através da letra fria da lei e pelas explicações dos nossos professores”.
#ParaTodosVerem: O desembargador Fábio Aguiar à frente, segurando um microfone, fala sobre conciliação.
Por fim, a turma de alunos conheceu a Escola Judicial, localizada no 5º andar, onde se encontraram com o desembargador Fábio Bueno Aguiar, que contou um pouco sobre sua carreira e como foi a trajetória até ser empossado. O magistrado também discorreu sobre o tema conciliação. “É um assunto que reputo de grande importância, principalmente para os que querem exercer a advocacia, pois a conciliação faz parte do trilhar do processo, inclusive por determinação legal. O advogado tem que ser estrategista e deve saber o melhor momento para fazer um acordo, pois é através dele que as partes podem ter a melhor solução para seus conflitos”.
#ParaTodosVerem: O desembargador Fábio Aguiar à frente, segurando um microfone, fala sobre conciliação.
- 2347 visualizações