Juiz Ronaldo Capelari toma posse como titular da 2ª VT de Araraquara

Juiz Ronaldo Capelari toma posse como titular da 2ª VT de Araraquara
Conteúdo da Notícia

Tomou posse nesta segunda-feira, primeiro de abril, como titular da 2ª Vara do Trabalho de Araraquara, o juiz Ronaldo Capelari, promovido pelo critério de merecimento. O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, desembargador Samuel Hugo Lima, conduziu a cerimônia, realizada no Salão Nobre da Presidência, na sede judicial da Corte, onde se reuniram magistrados, servidores e convidados para os cumprimentos ao empossado.

#ParaTodosVerem: O juiz Ronaldo Capelari ao lado do preseidente doutor Samuel Hugo, posam para a foto.

#ParaTodosVerem: O desembargador doutor Samuel Hugo no púlpito.

Prestigiaram a solenidade os desembargadores Susana Graciela Santiso, Ana Paula Pellegrina Lockmann, Renan Ravel Rodrigues Fagundes, Adriene Sidnei de Moura David e Marcos da Silva Porto. Também estiveram presentes o juiz auxiliar da Vice-Presidência Administrativa, Flavio Landi, o presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Amatra XV), Sérgio Polastro Ribeiro, o vice-procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho em Campinas, Ronaldo José de Lira, e o presidente da Comissão Especial de Relacionamento da Seção de São Paulo da OAB com o TRT-15, Ricardo Ortiz de Camargo.

#ParaTodosVerem: No púlpito, Ricardo Ortiz fala ao microfone.

Ricardo Ortiz abriu os discursos desejando sucesso ao novo titular da 2ª VT de Araraquara, e ressaltando a importância da “Justiça do Trabalho como item de primeira necessidade numa sociedade fraturada e dividida, essencial ao aprimoramento da democracia e do desenvolvimento socioeconômico”. Ronaldo Lira  também desejou felicidade e boa sorte ao magistrado em sua nova jornada.

#ParaTodosVerem: No púlpito, Ronaldo Lira fala ao microfone.

O juiz Sérgio Polastro afirmou que o momento da posse de um juiz titular no TRT-15 é motivo de celebração, em virtude do longo período que marca a atuação dos substitutos, na maioria das vezes de quase duas décadas. O magistrado também ressaltou algumas características do juiz Ronaldo Capelari, como sua celeridade na prestação jurisdicional e seu compromisso com a pacificação social.

#ParaTodosVerem: O juiz Sérgio Polastro fala ao microfone, no púlpito.

O juiz Ronaldo Capelari marcou seu discurso pela palavra “gratidão”, sentimento que permeou sua fala de reconhecimento principalmente aos desembargadores e juízes com quem trabalhou em todos esses 17 anos como substituto. Capelari reconheceu que agora, como gestor de uma unidade judiciária, mais que os números, o que importa é “o enaltecimento da pessoa humana e o trabalho”. Nesse sentido, o magistrado agradeceu pelos ensinamentos colhidos no convívio com o desembargador Samuel, com quem pela primeira vez trabalhou numa correição, ainda como juiz auxiliar de vara. Capelari também expressou seu agradecimento à desembargadora Adriene David e ao juiz auxiliar da Presidência, Levi Rosa Tomé, pela confiança em seu trabalho, e não descuidou de deixar uma palavra de carinho para as juízas Patrícia Glugovskis Penna Martins e Renata dos Reis D’Avilla Calil, com quem manteve uma longa convivência de trabalho.

#ParaTodosVerem: Doutor Samuel no canto esquerdo da foto observa o juiz Ronaldo discursando, no púlpito.

#ParaTodosVerem: O juiz Ronaldo Capelari assina seu termo de posse ao lado do presidente Samuel Hugo.

O presidente Samuel Lima, ao cumprimentar o empossado, afirmou que sua promoção pelo critério de merecimento “é o reconhecimento justo de sua competência, ética e profissionalismo”. O presidente também ressaltou seu “comprometimento com os valores da imparcialidade, da equidade e da justiça social”, bem como “sua dedicação em prol dos direitos trabalhistas e da harmonia nas relações laborais”, que o tornaram “uma figura respeitada entre seus pares e também entre advogados e jurisdicionados”.

Sobre o magistrado

O juiz Ronaldo Capelari  nasceu em Glória de Dourados (MS), no dia 2 de janeiro de 1974. Formado pela Faculdade de Direito de Dourados (1997), ingressou na magistratura do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região em 17 de janeiro de 2007. Sua promoção ao cargo de juiz titular da 2ª Vara do Trabalho de Araraquara, pelo critério de merecimento, foi aprovada em sessão administrativa do Órgão Especial do TRT-15 em 7/3/2024.

Confira mais fotos no flickr:

 

2024-04-01_POSSE DR RONALDO CAPELARI

Unidade Responsável:
Comunicação Social