Presidente Samuel recebe título de cidadão campineiro em sessão solene no Plenário do TRT-15
Na tarde de quinta-feira, 21/11, o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, desembargador Samuel Hugo Lima, foi homenageado pela Câmara Municipal de Campinas com a concessão do título de cidadão campineiro. A outorga aconteceu em sessão da Câmara Municipal, dirigida pelo presidente do órgão, vereador Luiz Rossini, e extraordinariamente sediada no Plenário do TRT-15. A cerimônia contou com a presença de magistrados e servidores do Tribunal, além de autoridades locais, familiares e amigos do condecorado. A honraria foi assinada pelo mentor do projeto, vereador Major Jaime, e pelo presidente da Câmara Municipal.
#ParaTodosVerem: componentes da mesa alta estão de pé, aplaudindo Dr. Samuel.
Compuseram a Mesa Alta o presidente do TRT-15, desembargador Samuel Lima; os vereadores Luiz Rossini e Major Jaime; o procurador-chefe da Procuradoria Cível, Criminal e de Recursos Humanos e da Procuradoria-Geral do Município, Roberto Martins Granja, representando o prefeito de Campinas; a presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Amatra XV), Regina Rodrigues Urbano; o membro da Comissão Especial de Relacionamento da Seção São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil com o TRT-15, Rodolfo Kokol, e o presidente da Comissão de Direito do Trabalho da Subseção de Campinas da OABl, Fábio Luciano Barbosa.
Coube ao autor da honraria, vereador Jaime, apresentar uma síntese da história do homenageado. Nascido na Argentina, filho de emigrantes de Cabo Verde, o desembargador Samuel Hugo Lima chegou a Campinas na década de 1960 e, desde então, sua história pessoal e profissional se entrelaça com a história de Campinas. Aqui o homenageado formou família e se consolidou profissionalmente. Formou-se em Direito na Pontifícia Universidade Católica de Campinas e iniciou sua carreira como advogado trabalhista, vindo a se tornar presidente do segundo maior tribunal trabalhista do país, com sede na cidade. O magistrado é professor, músico e autor de projetos sociais que revelam o crescimento da semente humanitária cultivada por seus pais.
“Profundamente enraizado em Campinas, doutor Samuel Lima personifica a história de uma cidade construída por imigrantes, sonhadores e construtores. Sua trajetória é um tributo à capacidade de adaptação, resiliência e contribuição de famílias que escolheram fazer a diferença onde estiverem”, destacou o major Jaime. Dirigindo-se ao homenageado, reforçou que “Campinas presta sua mais profunda e sincera gratidão por sua inestimável contribuição ao desenvolvimento social, jurídico e cultural da nossa amada cidade”.
O presidente da Câmara mencionou a satisfação pela entrega da honraria a “um argentino que escolheu Campinas como sua cidade”. Nas palavras do parlamentar, o título de cidadão campineiro representa o reconhecimento da população, por meio da Câmara Municipal, para quem se destaca pela contribuição no desenvolvimento dessa cidade.
Em nome dos desembargadores da Corte, o desembargador Fábio Bueno de Aguiar saudou o homenageado. Idealizador da honraria, o magistrado participou telepresencialmente da sessão e fez uso da palavra para se dirigir “ao amigo Samuel”, destacando características que, em sua opinião, marcam a personalidade do amigo, como a simplicidade, humildade e generosidade, “que não se modificaram ao longo do tempo”. Finalizou manifestando sua profunda gratidão pelo privilégio da amizade com o condecorado.
Em seu discurso, o presidente Samuel falou sobre “cantinhos de conexão” e narrou sua ligação com Campinas, lugar onde se desenvolveu profissionalmente e, também, onde nasceu sua esposa, filhos e neta. O presidente partilhou as dificuldades enfrentadas por ele, seus pais e irmãos, no início da vida na cidade, e contou sobre a escolha por aqui permanecer. Com o recebimento da honraria, Campinas deixou de ser apenas o lugar escolhido pelo magistrado e sua família, passando, ele também, a ser escolhido por Campinas. “Sessenta e quatro anos após chegar em Campinas, estou recebendo uma das melhores honrarias da minha vida, ser oficialmente recebido como cidadão campineiro”, finalizou agradecido.
- 136 visualizações