TRT-15 celebra Dia Internacional da Mulher com seminário, roda de conversa e campanha nas redes

TRT-15 celebra Dia Internacional da Mulher com seminário, roda de conversa e campanha nas redes
Conteúdo da Notícia

No próximo dia 8 de março, o Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, por intermédio da Escola Judicial (Ejud-15), promoverá o seminário “Para Todas as Mulheres: Respeito, Equidade e Consciência”, que tem como objetivo abordar temas específicos do universo feminino como igualdade no mercado de trabalho e combate à violência,  contribuindo para a promoção de um ambiente mais igualitário e consciente.  O evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher será transmitido ao vivo pelo Canal da Ejud-15 no YouTube. Haverá também atividades presenciais nas dependências da Escola.

A programação está dividida em duas partes. Pela manhã, das 9h30 às 12h30, serão realizados painéis sobre "Igualdade no mercado de trabalho: desafios e perspectivas" e "Violência contra a mulher: identificação e enfrentamento". A tarde reserva uma Roda Dialógica Presencial, com atividades opcionais, das 14h às 16h, abordando os mesmos temas em dois auditórios distintos (Auditórios 3 e 4 da Ejud-15).

A desembargadora do TRT-15 Rita de Cássia Scagliusi do Carmo fará a abertura do seminário às 9h30. O primeiro painel, moderado pela juíza Polyanna Sampaio Candido da Silva Santos, trará a pesquisadora Marilane Oliveira Teixeira e a juíza Adriana Pinheiro Freitas para discutirem os desafios e perspectivas da igualdade no mercado de trabalho.

#ParaTodosVerem: quadro retangular de fundo rosa contendo os dizeres Dia Internacional da Mulher,  o título do seminário e informações pertinentes ao evento (lado direito).  Ao lado esquerdo há gravuras e faixas coloridas em tom de rosa na vertical ilustrando imagens de mulheres. No rodapé à esquerda, há os Selos ODS 5 (Igualdade de gênero),16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes) e a logomarca do TRT-15.

No segundo painel, a desembargadora Eleonora Bordini Coca  conduzirá uma discussão sobre a violência contra a mulher com a participação da advogada Luanda Pires e da juíza Mariana Queiroz Aquino, Ouvidora da Mulher da Justiça Militar e Presidente da Comissão de Assédio e Discriminação Justiça Militar da União.

O seminário encerrará suas atividades ao meio-dia, com uma conclusão que buscará consolidar os debates e reflexões realizadas ao longo da manhã. Na parte da tarde, as Rodas Dialógicas  proporcionarão uma oportunidade adicional para discussões aprofundadas sobre as temáticas propostas.

As inscrições para o seminário são exclusivamente online e podem ser realizadas por meio do link: https://sigep.trt15.jus.br/ejud/. A carga horária total do evento é de 5 horas-aula, sendo 3 horas para o seminário pela manhã e 2 horas para as Rodas Dialógicas à tarde. 

Campanha nas redes sociais

Como parte das comemorações, o TRT-15 inicia nesta sexta-feira, primeiro de março, uma campanha no portal e nas redes sociais para enaltecer as mulheres que, ao longo da história do Brasil e do mundo, contribuem ou contribuíram para a defesa da democracia, dos direitos sociais e da Justiça. A proposta também busca destacar aquelas mulheres que atuam ou atuaram em diversos campos do saber e das artes, fortalecendo o desenvolvimento da ciência e da cultura. A campanha é interativa e as personalidades femininas são indicadas pelos próprios magistrados, servidores e estagiários do tribunal.

Unidade Responsável:
Comunicação Social